Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em países tropicais e úmidos, o uso de ar condicionado é questão de qualidade de vida, no entanto, sabemos que esta não é uma alternativa nada sustentável. Por isto, arquitetos da Ludwig Godefroy Architecture, escritório baseado na Cidade do México, criaram uma casa autossuficiente a partir de técnicas maias que dispensam refrigeração, mesmo com as altas temperaturas do verão.
Localizada em Yucatán, na província de Mérida, a moradia é movida a energia solar e utiliza somente materiais produzidos localmente. Feita basicamente de concreto formado por tábuas, a Casa Merida é organizada com uma série de volumes que se encontram em um pátio externo. A ideia é criar uma maior circulação de ar, através das técnicas maias de resfriamento do fluxo de ar
Todas as partes da casa se abrem para o exterior através de grandes portas de persianas de madeira que deixam entrar brisas refrescantes e luz natural, diminuindo ao máximo a necessidade de energia elétrica. Criada para ser um oásis no meio da cidade, as áreas comuns – incluindo a sala de estar, cozinha e piscina – ficam extremidade e na parte mais silenciosa da propriedade.
Os arquitetos instalaram sistemas de coleta de água da chuva e a residência também possui um biodigestor, que é usado para tratar a água suja para irrigar o jardim. O aquecimento e a eletricidade ficam por conta dos aquecedores solares de água quente e painéis solares.
Para os arquitetos, esta é uma espécie de reinterpretação moderna do que poderia significar a arquitetura ancestral da época dos maias. “Feita de materiais maciços que não requerem tratamentos ou manutenção especiais, aceitando o envelhecimento e o tempo como parte do processo de arquitetura, a casa foi projetada para acabar um dia coberta por uma nova camada de materialidade: uma camada de pátina”, explicam.
Publicidade
Cada vez mais as pessoas no mundo todo estão investindo na construção de casas sustentáveis utilizando materiais...
O Hypeness foi especialmente convidado para conferir de perto um dos maiores festivais folclóricos a céu aberto do...
Se em países desenvolvidos os métodos anticoncepcionais às vezes falham, imagine como é para as mulheres da África...
Um estudo realizado para identificar as causas do rompimento da barragem na cidade mineira de Brumadinho concluiu que a...
Quando hoje se diz que não há limites para o que é possível ser feito a partir da maconha, nem mesmo o céu é esse...
Quase todo mundo sabe da importância da reciclagem de lixo, mas, na prática, pouca gente adere ao hábito de separar...
Você já deve saber que aqueles shows aquáticos promovidos por algumas atrações turísticas não são a coisa mais...
Quando queremos oferecer a imensa dimensão de um desmatamento ou uma queimada devastando uma floresta, utilizamos...
O uso do "correntão" havia sido banido em 2012 com a aprovação do novo código florestal. Mas, em julho deste ano, a...