Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Estilo característico predominante até a década de 1920, muito se fala sobre a Art Nouveau (do francês, arte nova), na arquitetura. No entanto, este estilo único revolucionou as artes plásticas e esteve presente desde em letreiros de metrô de capitais européias à ilustrações de livros, como alguns clássicos de Oscar Wilde. Mestre da Art Nouveau quando ela ainda nem tinha um nome, o irlandês Harry Clarke criou uma infinidade de ilustrações e vitrais de monumentos e igrejas. Por vezes um tanto macabras, especialistas garantem: elas são o prelúdio desta forma de arte tão apreciada até hoje.
Inspirado nos contos de bruxaria do século 19, o artista criou um espaço único para o simbolismo pagão e celta, criando um resultado hipnótico: uma obra que trouxe nova vida ao mundo do folclore moderno e antigo. Com desenhos quase obsessivos em detalhes e repletos de curvas abstratas e figuras mergulhando dentro e fora do escuro, sua arte é, no mínimo, envolvente. Vale dizer que ele também bebia do psicodelismo, mesmo antes dele existir. Verdadeiro visionário.
Esta mistura de contos de fadas, bruxaria, psicodelismo hippie e Art Nouveau é responsável por criar uma arte única e rebelde. Como contador de histórias natural e poeta, Clarke literalmente deixou seus pincéis falarem mais alto estudando arte e vitrais, já que era exatamente este o comércio da família. Já conhecido no universo da arte, ele se mudou para Londres logo após o movimento simbolista, abrindo caminho para a fixação de Art Nouveau no mundo.
Suas ilustrações estamparam capas de livros clássicos de Edgar Allan Poe, Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Gustave Moreau, Claude Debussy e Oscar Wilde. Parte do motivo pelo qual o trabalho de Clarke foi tão respeitado, tem explicação no fato de que ele floresceu ao mesm tempo da idade de ouro dos “livros de coleção”, livros de poesia e contos de fadas ilustrados, que costumavam ser itens indispensáveis em qualquer biblioteca chique.
Publicidade
Sonhos, criatividade, surrealismo são palavras que definem o incrível trabalho da australiana Lisa Adams. Com uma...
No começo de 2015, o artista Cristian Marianciuc se desafiou a fazer um origami por dia durante um ano. Ele...
Aconteceu neste domingo, 10 de Março, a 1ª Feira Plana - um evento que reuniu no MIS diversas publicações...
Em Toy Story vimos que o Xerife Woody tem também uma personalidade maquiavélica tentando matar o Patrulheiro...
Certa vez, o inglês Robin Wight tirou uma foto em uma mata e os raios de sol nos galhos formaram o que parecia ser uma...
Por uma hora, mergulhamos, literalmente, nas tirinhas de uma menina cheia de opinião, atitude e pouca idade....
A redatora e poeta paranaense Giovanna Lima, de 28 anos, acredita que a poesia é nobre demais para ficar longe da...
Antes da morte, somente uma outra verdade resta incontestável e incontornável: viver envelhece. Por mais que lutemos...
Uma semana linda de feriado boa para ficar aonde? Em casa! Sim, seguimos em quarentena para evitar mais contaminações...