Arte

As incríveis capas dos romances de Agatha Christie feitas pelo artista Tom Adams

por: Gabriela Glette

A escritora britânica Agatha Christie é conhecida como ‘Rainha do Crime’ e foi uma das pioneiras em popularizar o gênero policial na literatura. Com milhares de livros vendidos no mundo inteiro, ela certamente foi uma talentosa romancista, mas não podemos subestimar a importância das capas de seus livros. Os leitores compravam seus livros pela história, mas uma capa chamativa é aliada número um dos autores que conseguem vender a desconhecidos, simplesmente por ter notar aquele volume. E no caso dela, o responsável por este papel foi o artista Tom Adams.

capas agatha christie 1

Morto no final de 2019, suas ilustrações contribuíram muito para destacar seus nas prateleiras das lojas, tornando-os altamente desejáveis. O mais curioso é que sua carreira começou com uma simples aposta. Em 1961, o diretor de design Tony Colwell desafiou Adams, dizendo que ele não conseguiria criar um design  para o primeiro romance de John Fowles. Sua capa excedeu as expectativas de Colwell e ajudou a tornar o conto sombrio de Fowles sobre sequestro um sucesso de vendas.

capas agatha christie 2

Não demorou para suas artes chamarem a atenção de outros editores. Patsy Cohen, diretora de design, ficou impressionada com o trabalho de Adams e encarregou-o de projetar uma capa para o romance clássico de Agatha Christie, ‘A Murder is Announced’, no Brasil, ‘Convite para um homicídio’. Daí para frente foi só sucesso.

capas agatha christie 3

Adams escolhia com perfeição signos que representavam o livro tão bem, que tornavam a capa algo tão essencial quanto o interior. Através de colagens criativas, insetos e ambientes sombrios, você nunca mais irá olhar para uma capa de um livro com os mesmos olhos!

Publicidade

Fotos: Flashbak


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista nigeriano inova pintando retratos de pessoas se libertando do plástico