Ciência

Atila Iamarino afirma que coronavírus deve ser encarado como problema de longo prazo 

por: Redação Hypeness

Em debate promovido pelo UM BRASIL, com realização da FecomercioSP, os divulgadores científicos Atila Iamarino e Natalia Pasternak falaram sobre o cenário atual da pandemia do novo coronavírus no Brasil, com a reabertura do comércio acontecendo em diversas regiões. 

Os especialistas afirmam que, para conter um vírus cuja letalidade pode ser 20 vezes superior à da gripe, espera-se que a comunidade científica desenvolva, em tempo recorde, uma vacina eficiente contra a covid-19. Contudo, além da pesquisa e da testagem, a produção em larga escala e a distribuição para mais de 7 bilhões de pessoas impõem que o enfrentamento do novo coronavírus seja entendido como um problema de longo prazo.

– Quem é Atila Iamarino e por que você deve prestar atenção ao que ele está dizendo

No melhor dos cenários, é possível ter uma vacina testada no fim de 2020, o que não significa, no entanto, que se trate de uma solução pronta para provimento mundial, tampouco 100% efetiva. 

“Não é difícil chegar a uma vacina, fazer a parte técnica é o mais fácil. O que demora é a testagem”, explicou Natalia, que é PhD em Genética de Microrganismo e presidente do Instituto Questão de Ciência. 

– Atila Iamarino comenta estudo que prevê distanciamento social intermitente até 2022

Iamarino, doutor em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), indica que é possível que a primeira vacina não seja eficiente para proteger todos, mas isso não deve impedir a sua disseminação, em função da emergência humanitária. 

O biólogo Atila Iamarino é referência na luta contra o coronavírus

– Atila Iamarino diz que imunidade de mais pobres será explorada com flexibilização de quarentena

“Normalmente, para outras doenças, essa vacina seria descartada se ela só despertasse imunidade em 40% das pessoas, porque não protege a humanidade, muito menos de um vírus respiratório. Mas, numa situação de emergência, é a vacina que vamos dar para os profissionais de saúde, por exemplo”, aponta o biólogo.

Diante da incerteza sobre quando a imunização estará disponível, Iamarino defende que é “mais seguro tratar a covid com um problema de longo prazo e se preparar para se adaptar ao redor dela”

– Biólogo Atila Iamarino alerta: ‘Potencial de pessoas infectáveis com coronavírus é de 100%’

Por ser um vírus que ataca o trato respiratório superior (em especial, nariz e garganta), a transmissão é muito facilitada em ambientes fechados, podendo uma pessoa infectada contaminar outras 15.

“As medidas para retardar o avanço dela são paliativas, mas fundamentais a essa altura, e os resultados são os que deviam orientar decisões políticas”, enfatiza o divulgador científico.

Publicidade

Foto: Reprodução / Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas assistem galáxia morrendo pela primeira vez na história; veja fotos