Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Difícil começar a presente notícia de outra forma que não apontando certa crueldade que parece significar as elites brasileiras. Em um momento em que passamos de 30 mil mortos pelo novo coronavírus, e que a crise econômica – que já era antes cavalar e que ganha proporções trágicas no contexto atual – uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomativa revela que um terço das famílias de classe A e B solicitaram, através de ao menos um integrante, o auxílio emergencial oferecido pelo estado para ajudar os mais pobres a atravessarem a pandemia.
E pior: 69% desses pedidos foram aprovados, o que significa que 3,89 milhões de famílias entre as mais abastadas do país estão recebendo o auxílio por ao menos um integrante. A pesquisa ouviu 2.006 pessoas em 72 cidades entre os dias 20 e 25 de maio, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. O resultado sugere também que, para burlar as métricas de concessão do auxílio, esses integrantes estão omitindo a renda no cadastro do site da Caixa Econômica – principalmente através de esposas de empresários, jovens de classe média, e servidores aposentados, segundo denúncias recentes.
O quadro de “Aprovado” dentro do app do auxílio
Por mais que a pandemia afete a todos, é importante frisar que, além de desumano, tal procedimento é fraudulento, e pode ser considerado crime de falsidade ideológica, com pena de um a cinco anos de prisão. “A crise econômica atinge a todas as classes econômicas. Mas a questão é o que deve ser priorizado do recurso público. É um momento para oferecer apoio para a parcela da população mais vulnerável, mas o poder público mostrou muita dificuldade para fazer o dinheiro chegar a quem precisa”, afirma Renato Meirelles, fundador e presidente do Instituto Locomotiva. O auxílio emergencial é pago pela União para trabalhadores informais, microempreendedores individuais e desempregados que não recebem seguro-desemprego. Segundo as determinações, é preciso ter uma renda per capita de até R$ 522,50 mensais ou renda familiar de até R$ 3.135,00 (três salários mínimos) para estar apto a receber o auxílio.
Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva
Publicidade
O incentivador bolsonarista Luciano Hang, 58 anos , o 'Véio da Havan', está com covid-19 . Segundo informações...
Engana-se quem pensa que as fake news são um fenômeno contemporâneo ou recente: a verdade é que, ainda que a...
Nossa sociedade tem continuamente quebrado padrões e colocado em pauta diversos assuntos como LGBTfobia, machismo e...
Hoje com 47 anos, Alanis Morissette resgatou uma memória traumática de quando tinha 15. Segundo antecipou o The...
Matthew Perry, o Chandler de ‘Friends’, já falou publicamente sofrer de depressão. O ator revelou lutar também...
A monarquia carrega consigo dogmas difíceis de entender. Pelo menos para os meros mortais, já que entre os seguidores...
O governo estadual do Amazonas virou piada após distribuir máscaras enormes para os estudantes na volta às aulas...
Com um corpo lindo e cheio de curvas, Jenna Kutcher é casada há 11 anos com Drew. As fotos dos dois juntinhos...
Desde 2012, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU publica o Relatório Mundial da...