Ciência

Brasil bate recorde mundial com relâmpago de 700 km de extensão

por: Redação Hypeness

Foi registrada no Brasil a maior dimensão de um relâmpago já identificado por cientistas, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). O  fenômeno, diz o anúncio, estabeleceu dois novos recordes mundiais: maior distância relatada e a maior duração para um único relâmpago.

– O que é a ‘nuvem de poeira Godzilla’ que está viajando do Saara para as Américas

“A maior extensão do mundo para um único raio cobriu uma distância horizontal de 709 km no sul do Brasil em 31 de outubro de 2018. Isso é equivalente à distância entre Boston e Washington DC ou entre Londres e a fronteira da Suíça, perto da Basileia”, apontam os cientistas no relatório. O grupo contou com a participação de Rachel Albrecht, da USP, além de especialistas chineses, americanos e europeus.

O novo recorde foi possível graças às novas tecnologias de imagens de satélite. Além do caso brasileiro, a OMM ainda detectou outro recorde: a maior duração para um único relâmpago, com 16,73 segundos de um raio que se desenvolveu sobre o norte da Argentina.

– Quarentena provocada pelo coronavírus mudou movimento da Terra

“Estes são registros extraordinários de eventos de relâmpagos únicos. Os extremos ambientais são medições vivas do que a natureza é capaz, assim como o progresso científico em poder fazer tais avaliações. É provável que ainda existam extremos ainda maiores, e que seremos capazes de observá-los à medida que a tecnologia de detecção de raios melhora”, disse o professor Randall Cerveny, um dos chefes da OMM.

Para ele, essas informações são “valiosas para estabelecer limites à escala dos raios -para a engenharia, segurança e preocupações científicas”. O recorde anterior para a maior distância detectada para um único relâmpago foi de 321 km em 20 de junho de 2007, no estado norte-americano de Oklahoma. A OMM alerta ainda que os raios são um “grande perigo” e as descobertas são importantes para segurança.

– Vídeo mostra meteoro caindo em cidade do interior; velocidade impressiona

Publicidade

Foto1 : Getty Images

Fotos 2 e 3: Divulgação/Organização Meteorológica Mundial


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV