Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Foi registrada no Brasil a maior dimensão de um relâmpago já identificado por cientistas, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). O fenômeno, diz o anúncio, estabeleceu dois novos recordes mundiais: maior distância relatada e a maior duração para um único relâmpago.
– O que é a ‘nuvem de poeira Godzilla’ que está viajando do Saara para as Américas
“A maior extensão do mundo para um único raio cobriu uma distância horizontal de 709 km no sul do Brasil em 31 de outubro de 2018. Isso é equivalente à distância entre Boston e Washington DC ou entre Londres e a fronteira da Suíça, perto da Basileia”, apontam os cientistas no relatório. O grupo contou com a participação de Rachel Albrecht, da USP, além de especialistas chineses, americanos e europeus.
O novo recorde foi possível graças às novas tecnologias de imagens de satélite. Além do caso brasileiro, a OMM ainda detectou outro recorde: a maior duração para um único relâmpago, com 16,73 segundos de um raio que se desenvolveu sobre o norte da Argentina.
– Quarentena provocada pelo coronavírus mudou movimento da Terra
“Estes são registros extraordinários de eventos de relâmpagos únicos. Os extremos ambientais são medições vivas do que a natureza é capaz, assim como o progresso científico em poder fazer tais avaliações. É provável que ainda existam extremos ainda maiores, e que seremos capazes de observá-los à medida que a tecnologia de detecção de raios melhora”, disse o professor Randall Cerveny, um dos chefes da OMM.
Para ele, essas informações são “valiosas para estabelecer limites à escala dos raios -para a engenharia, segurança e preocupações científicas”. O recorde anterior para a maior distância detectada para um único relâmpago foi de 321 km em 20 de junho de 2007, no estado norte-americano de Oklahoma. A OMM alerta ainda que os raios são um “grande perigo” e as descobertas são importantes para segurança.
– Vídeo mostra meteoro caindo em cidade do interior; velocidade impressiona
Publicidade
A nova missão da NASA foi lançada recentemente e com sucesso de sua base no Cabo Canaveral, na Flórida, com rumo...
O atual projeto do biomédico Ikaro Alves de Andrade, do Instituto de Biologia (IB) da Universidade de Brasília, é o...
Aulas de biologia costumam ser muito mais interessantes quando os professores propõe uma atividade prática, como...
Quem tem um gato em casa sabe do amor dos bichanos pelas caixas ou tudo que for quadrado: basta ver algo no formato...
Antes de ser praticamente exterminada pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., a população da cidade romana de...
“Este item exemplifica a celebração de Galileu como herói e mártir da ciência.” Essa é a descrição do Museu...
Enquanto vivemos nossas vidinhas, imersos em nossas bolhas, acreditando pelas redes sociais que o mundo é do tamanho...
Um fato bastante inusitado, e também raro, chamou a atenção de pesquisadores da Carolina do Sul, nos Estados Unidos,...
Mesmo com todas as barreiras colocadas por nossos governantes, exemplos de brasileiros que inovam e produzem...