Debate

Calendário Maia teria ‘erro’ que sugere o fim do mundo para o próximo domingo; entenda

Redação Hypeness - 16/06/2020 | Atualizada em - 24/06/2020

Salvem-se quem puder! De acordo com um cientista chamado Paolo Tagaloguin, houve um erro de interpretação do Calendário Maia e a data do apocalipse não seria no dia 21 de dezembro de 2012, como muitos acreditaram. O fim do mundo na verdade estaria para acontecer neste próximo domingo, dia 21 de junho de 2020. 

No Twitter, Tagaloguin fez as contas: “Após o calendário juliano, estamos tecnicamente em 2012… O número de dias perdidos em um ano devido à mudança para o calendário gregoriano é de 11 dias. Durante 268 anos, usando o calendário gregoriano (1752-2020) vezes 11 dias = 2.948 dias. 2.948 dias / 365 dias (por ano) = 8 anos”, dizia o post original, que foi ao ar na semana passada, mas agora foi deletado. 

– Ensaio mostra o que a emergência climática fará com pontos turísticos e paisagens mundiais

A informação foi publicada por tabloides britânicos como “Mirror” e “The Sun”. Depois, a revista americana “Forbes” ressaltou em uma publicação desta segunda-feira, dia 15, que na realidade a própria interpretação de que os maias previram o fim do mundo está equivocada.

– Emergência climática vai encolher metade das praias do mundo, diz estudo

“Há muitas razões para acreditar que os maias nunca estavam realmente prevendo o fim do mundo, mas sim que o ponto de corte no calendário deles era exatamente isso – o fim de um ciclo. Assim como nossos pais jogavam fora o calendário antigo todo mês de dezembro. Este não foi um sinal de nada mais do que o início de um novo ano e uma reciclagem do nosso sistema de cronometragem”, escreveu Eric Mack, contribuidor para o site em assuntos de ciência, tecnologia e meio ambiente.

Ele ainda chamou atenção para o fato de que o cálculo do suposto cientista Paolo não chegou ao resultado correto, ao atribuir que 21 de dezembro de 2012 poderia ser equivalente a 21 de junho de 2021, com base na recontagem feita por um especialista.

– Dia da Terra: Greta Thunberg associa luta contra coronavírus ao aquecimento global

Apesar desse banho de água fria na teoria da conspiração, os fãs de teorias da conspiração estão pirando nas redes sociais, principalmente considerando que, em um ano com uma pandemia como a do novo coronavírus, o fim poderia mesmo estar próximo. 

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.