Debate

China diz que controlou surto de coronavírus iniciado em tábua de cortar salmão em mercado

Yuri Ferreira - 19/06/2020

Autoridades de saúde pública da China confirmaram que o surto de coronavírus supostamente iniciado em uma tábua de cortar salmão foi controlado. Uma onda de infecções aconteceu na última semana no mercado de atacados de Xinfadi, em Pequim. O governo havia encontrado o vírus em uma tábua de cortar peixes importados. A situação levou a um lockdown em 11 bairros da capital chinesa.

– China anuncia que não vai permitir o consumo de cães e gatos como alimento

Wu Zunyou é o epidemiologista chefe de Pequim e afirmou que a doença está sob controle

O governo reafirmou que a transmissão não ocorreria pelo trato digestivo – por ingerir o peixe -, mas que provavelmente o surto se deu por contaminação entre seres humanos. A alta concentração de pessoas no mercado é a justificativa apresentada pelas autoridades chinesas.

“A epidemia em Pequim já está sob controle”, afirmou Wu Zunyou, epidemiologista chefe do  Centro Chinês de Prevenção e Controle de Doenças, de acordo com tradução da Reuters. “Quando afirmo que está sob controle, isso não significa que o número de casos vai chegar em zero amanhã ou depois. A rendência ainda vai persistir por alguns dias, mas a taxa de infectados vai diminuir ao longo do tempo, como foi observado em Pequim entre Janeiro e Fevereiro.”

– ‘Não sou um vírus’: ação debate racismo contra asiáticos por coronavírus

O governo ainda atenta para a origem da doença em Wuhan, cogitando medidas para repensar o comércio de carnes e a importância do consumo de animais na sociedade chinesa.

“No final do ano passado, quando surgiram os casos daquela pneumonia atípica no mercado de peixes Huanan, em Wuhan, suspeitamos que os animais selvagens podiam ser a causa. Agora o novo surto no mercado atacadista de Pequim nos fez olhar para trás em Wuhan, pois nos oferece uma nova direção para resolver o mistério”, afirmou Zunyou.

A China confirmou que existem 293 casos ativos da doença no país em 19 de junho, sendo apenas 11 desses sérios ou graves. No dia de hoje, o Brasil alcançou 1 milhão de infectados pelo novo coronavírus e mais de 48 mil mortes já foram confirmadas no nosso território.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Mulher descobre por reflexo traição de namorado que jurava estar assistindo as Olimpíadas