Ciência

Cientistas conseguem registrar sons do ‘Unicórnio do Mar’ em gravações impressionam

Gabriela Glette - 08/06/2020

Carinhosamente apelidada de ‘unicórnio do mar’, a baleia narval é uma espécie de baleia exótica e rara que vive no Oceano Ártico, mas muito difícil de ser estudada, já que são tímidas e passam a maior parte do tempo nas profundezas do oceano. No entanto, graças à tecnologia um grupo de cientistas conseguiu registrar sons deste animal misterioso e as gravações impressionam, já que nos apresentam uma outra dimensão do universo.

gravações unicórnio do mar 1

Segundo os especialistas, os audios ajudam a melhor compreender a paisagem sonora dos fiordes glaciais do Ártico e fornecem informações valiosas sobre o comportamento dessas misteriosas criaturas. A baleia narval costuma migrar para os fiordes glaciais na Groenlândia e no Canadá durante o verão, mas os cientistas costumam ter problemas para se aproximar o suficiente para estudá-las. As frentes das geleiras podem ser perigosas e de difícil acesso, e os animais tendem a nadar quando são abordados por barcos a motor.

gravações unicórnio do mar 2

Os registros foram feitos em julho de 2019, quando os pesquisadores acompanharam várias expedições de caça às baleias no noroeste da Groenlândia. Usando microfones subaquáticos acoplados a pequenas embarcações, eles foram capazes de capturar sons de brincadeiras, que podem nos ajudar a compreender o cotidiano destas incríveis criaturas que inspiraram a lenda do unicórnio.

Assim como os golfinhos e morcegos, a baleia narval utiliza uma espécie de sonar e assobios para se localizar, se comunicar entre eles e encontrar comida. Quanto mais se aproximam da comida, mais forte assobiam, até que o barulho se torna um zumbido não muito diferente do de uma motosserra.

gravações unicórnio do mar 3

Surpreendentemente, os pesquisadores também descobriram que eles ficam a cerca de 1 km dos icebergs, apesar do fato de que essas áreas são alguns dos locais mais barulhentos do oceano, além de perigosos. Protegidos pela presa ou pelo fortíssimo radar, o fato é que eles são mesmo apaixonantes!

gravações unicórnio do mar 4

Publicidade

Foto 1: Evgeny Podolskiy

Fotos, 2, 3 e 4: Getty Images


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.