Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A invasão humana em habitats de animais selvagens e o desmatamento desenfreado criou o cenário ideal para que o novo coronavírus se espalhasse dos animais para os seres humanos. Não se trata, porém, de fatores isolados: segundo especialistas, tal cenário pode provocar novas pandemias em futuros próximos. Para tentar prever e, assim, prevenir novas doenças em escala global, cientistas desenvolveram um sistema capaz de reconhecer padrões a fim de antever quais doenças podem migrar da vida selvagem para o contágio humano e trazer mais riscos para nossa saúde.
© Science Photo Library
Segundo um dos cientistas envolvidos com o projeto, no passado recente a humanidade escapou de cinco outras doenças que poderiam ter se tornado quadros graves: depois da Sars, Mers, Ebola, gripe aviária e gripe suína, o novo coronavírus se espalhou em pandemia por todo o mundo. Assim, a iniciativa busca justamente levantar maneiras de antevermos e, com isso, nos preparamos melhor para evitar ou combater uma nova pandemia no futuro.
Gráfico mostrando, em cada linha, uma doença dividida entre animais diversos, nomeados em inglês © Maya Wardeh
Liderada por cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, o sistema é parte de um esforço global, que estuda um vasto banco de dados com todas as doenças conhecidas da vida selvagem. A ideia é encontrar em padrões algumas pistas que possam indicar quais doenças representam maiores ameaças à humanidade. O consumo de animais selvagens também é exemplo claro da “invasão” humana sobre a vida selvagem capaz de acelerar o processo de tais doenças.
A Universidade de Liverpool, no Reino Unido © divulgação
Assim, o levantamento busca não só apontar áreas onde o risco do surgimento de um novo surto é mais elevado, como também em quais doenças devemos prestar mais atenção – e dedicar mais estudos – a fim de antever possíveis medicamentos, vacinas ou mudanças em comportamentos para evitar o contágio. Novas doenças surgem entre três a quatro vezes por ano em todo o planeta, e por isso é fundamental que estejamos prontos – para entender e reagir.
Queimadas e desmatamentos em geral agravam o quadro para o surgimento de novas doenças © Wikimedia Commons
Publicidade
Um dos problemas da proibição moral e irrestrita de drogas em geral é a interdição do potencial médico ou...
Se a barba está evidentemente na moda entre os homens, a verdade é que ela jamais de fato deixou de ser uma...
Um estudo publicado recentemente na revista “Scientific Reports” por um grupo de cientistas brasileiros indica que...
Não é surpresa alguma dizer que o Brasil é um país musical e que a música é uma das expressões mais importantes...
A atração e a paixão são processos tão complexos que podem ser estudados e avaliados por frentes das mais...
Nessa semana, imagens da incrível cegonha-bico-de-sapato (Balaeniceps rex) acabaram viralizando, em especial no...
A pesquisa científica tem sido central para o desenvolvimento de armas contra o novo coronavírus. Graças ao rápido...
Quem nunca entrou numa discussão tentando definir se a cor de um objeto era verde ou azul que jogue a primeira pedra....
No último dia 31, o Sol teve três erupções que foram em direção à Terra. Como sabemos, nossa estrela...