Sustentabilidade

Concerto para 2.200 plantas provoca reflexão sobre nossa relação com a natureza

por: Redação Hypeness

Ainda não é hora de casas de shows reabrirem, mas o Grande Teatro do Liceu, em Barcelona, encontrou uma forma de não deixar a música parar. A direção do lugar decidiu apresentar o concerto “Chrisantemi”, obra do italiano Puccini para uma plateia formada por nada mais nada menos do que 2.292 mudas de plantas — cujo silêncio fez a música reverberar ainda mais imponente pelas paredes do teatro. O trocadilho é infame, mas a beleza dos registros do concerto, não. 

A apresentação foi transmitida pela internet e está disponível no YouTube. Logo antes de começar, uma voz avisa ao seleto público para, por gentileza, desligar os aparelhos eletrônicos e celulares e permanecer evitar fotos ou barulhos durante o espetáculo. Uma brincadeira, é claro, com os milhares de vasos que esverdeavam a plateia e as galerias.

O Liceu de Barcelona tomado por um público diferente do normal: mais de duas mil mudas de plantas.

Uma das mentes por trás da ideia, chamada de “Concierto para el Bioceno”, o artista Eugenio Ampudia compara a ação no teatro com o que aconteceu nas ruas e cidades mundo afora. “Em uma época em que uma boa parte da humanidade prende-se a espaços fechados e é obrigada a abandonar o movimento, a natureza avança para ocupar os espaços que cedemos”, afirmou. A fala é uma referência a tantas imagens que correram o mundo sobre águas mais limpas em rios, canais e praias ou menos nuvens de poluição sobre grandes cidades. O isolamento social é visto como responsável, em boa parte, por essa diferença de condições. 

O concerto nasceu da iniciativa de Eugenio junto à galeria Max Estrella e sob a curadoria de Bianca De La Torre. A apresentação do espetáculo ficou a cargo de um quarteto de cordas formado pelos violinistas Yana Tsanova e Oleg Shport, pela violista Claire Bobij e com Guillaume Terrail ao violoncelo. Ao fim da apresentação, cada vaso de planta foi doado para um profissional da área de saúde do Hospital Clínic de Barcelona como um gesto de agradecimento por todo o trabalho.

Publicidade

Fotos: Reprodução / Liceu de Barcelona


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Aprenda a fazer um irrigador solar automático com materiais reaproveitados