Ciência

Coronavírus: Brasil mira reabertura e OMS diz que pior momento da pandemia está por vir

por: Redação Hypeness

Ainda não é possível prever quando a América do Sul atingirá o pico de transmissão do novo coronavírus, mas este momento de maior crise está por vir. O alerta é de Michael Ryan, chefe de operações de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS)

Em entrevista para o blog de Jamil Chade, na UOL, a agência deixou claro que o mundo precisa mostrar solidariedade à região, e confirmou que o Brasil tem o maior número de casos no mundo.

– Atila Iamarino critica reabertura do Brasil em meio ao caos do coronavírus: ‘Não fez lição de casa’

“É difícil prever”, disse o diretor, sobre quando poderia ser um pico dos casos na região. Mas, segundo ele, dos dez locais com maior transmissão no mundo, cinco estão nas Américas. O Brasil está liderando. “Os maiores aumentos vemos no Brasil, Colômbia, Chile, Peru, México, Haiti, Argentina e Bolívia”, disse.

Segundo Ryan, desde o último domingo (31), os maiores números relacionados a covid-19 vêm do Brasil, Estados Unidos, Peru, Chile e México. “Não acho que chegamos no pico dessa transmissão e não posso dizer quando isso será”, admitiu.

– Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

Ele afirmou ainda que a região se transformou na zona de intensa transmissão do vírus neste momento. De acordo com Ryan, ainda há um aumento progressivo para acontecer no continente, o que tem “sobrecarregado os serviços de saúde”

Sem citar os nomes de países ou governos, Ryan alertou que alguns têm atuado de forma correta. Mas apontou para falhas em outros. Ele aponta que os governos que se saíram bem foram aqueles que conseguiram traduzir a ciência em programas e que “assumiram politicamente” a questão.

– Wanderson Oliveira, ex-Ministério da Saúde, diz que Sudeste terá pico de coronavírus em 1 mês

Números

Pouco antes das declarações de Ryan, a reportagem do UOL revelou que o Brasil registrou o maior número de novos casos da covid-19 e de mortes no mundo nos últimos sete dias. Dados da Organização Mundial da Saúde indicaram que o país somou 6821 mortes na última semana, contra 6777 nos EUA.

– OMS coloca América do Sul como epicentro do coronavírus e Trump veta voos do Brasil

Em termos de novos casos, o Brasil também liderou. Foram 151 mil casos no período avaliado, contra 141,4 mil nos EUA. No domingo a noite, o Ministério da Saúde atualizou os números sobre o país, apontando para 514.849 diagnósticos comprovados.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Professor prepara receitas de quase quatro mil anos descobertas em escavações e mostra resultado