Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Segundo o Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena, mais de 287 indígenas morreram em decorrência do novo coronavírus desde a chegada da doença no Brasil. Mais uma face perversa da doença se revela em nosso país: o risco de causar um verdadeiro genocídio contra os povos originários. Os principais responsáveis são os invasores das terras indígenas, como as mineradoras e os grileiros.
– Garimpeiros avançam e desmatamento em terras indígenas aumenta 59% durante a pandemia
Os indígenas foram exterminados pela gripe e pela varíola no passado; agora, já sofrem com o novo coronavírus
Um estudo de antropólogos e geógrafos liderados pela demógrafa Marta Azevedo, da UNICAMP, mostra que 81 mil indígenas estão em situação crítica. A probabilidade de risco entre os povos é maior pelo baixo acesso à equipamentos de proteção, distância de centros hospitalares com respiradores e algumas aldeias possuem alta população de idosos.
Uma das situações mais graves é a do povo yanomami. Eles têm tido que batalhar em duas frentes durante a maior pandemia dos últimos 100 anos: a defesa de suas terras de garimpeiros que estão invadindo a região e a tentativa de se proteger do vírus que os invasores estão trazendo.
– Coronavírus não muda realidade da Amazônia e desmatamento sobe mais de 200%
“Estamos acompanhando a doença covid-19 na nossa terra, já são 55 casos, e estamos muito tristes com as primeiras mortes dos yanomami. Nossos xamãs estão trabalhando sem parar contra a xawara. Vamos lutar e resistir, mas, para isso, precisamos do apoio do povo brasileiro, porque o Governo não está se importando com a vida dos indígenas”, afirmou ao EL PAÍS, Dário Kopenawa, filho do líder Davi Kopenawa.
Um estudo da UFMG com o Instituto Sócio Ambiental reitera que “o desaparecimento repentino dos mais velhos, conhecidos como ‘bibliotecas vivas’, pode impactar na reprodução social dos yanomami e implica em consequências irreversíveis para a sobrevivência do patrimônio cultural do povo yanomami e ye’kwana”.
– Yanomami, que podem ter 40% de infectados pelo coronavírus, sofrem ataque ambiental impressionante
O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (18) um projeto de lei emergencial para dar auxílio aos povos indígenas. Entre as medidas estão:
O projeto agora vai para a sanção do Presidente Jair Bolsonaro, que pode sancionar integralmente, parcialmente ou vetar a ideia.
Publicidade
Todos concordamos que o mundo não está muito fácil ultimamente, porém existem aqueles mais radicais que escolhem...
O músico Rafael Borges, de 20 anos, fez uma apresentação tocante de violino no velório de sua mãe. Selma Maria...
No dia 28 de dezembro o ator Leonardo Vieira foi fotografado beijando um homem em uma festa no Rio de Janeiro. A...
O jornalista Damian Christie estava no aeroporto de Auckland quando se deparou com um souvenir incomum: uma "lata de ar...
Ontem foi noite de Super Bowl, a grande final da liga nacional de futebol americano, também conhecida como NFL. O...
Michigan se tornou o primeiro estado dos EUA a banir cigarros eletrônicos de sabor. Como mostrou o The Washington Post...
A reserva indígena de Apucaraninha, do povo Kaingang, que fica a 60 quilômetros de Londrina, no norte do Paraná,...
O apresentador do 'Tamanho Família', Marcio Garcia, usou, nesta segunda-feira (16), a sua conta no Instagram para...
Uma das surpresas no elenco do 'Big Brother Brasil 21', a rapper Karol Conká já está se integrando com os brothers e...