Debate

Coronavírus: maioria dos brasileiros conhece alguém infectado pela covid-19

por: Yuri Ferreira

O instituto Datafolha publicou uma pesquisa que mostrou que 53% dos brasileiros conhece alguém infectado pela covid-19, enquanto outros 5% afirmaram ter pego a doença Tomando as proporções reais, a estimativa indica que o país teria 2,5 milhões de casos de coronavírus, e não os 630,708 confirmados pelo Ministério da Saúde.  A pesquisa mostra o tamanho da subnotificação pela qual passa o nosso país.

– OMS coloca América do Sul como epicentro do coronavírus e Trump veta voos do Brasil

Enquanto número de novos casos e vítimas de coronavírus só aumenta, Governo Federal aposta em reabertura econômica e fim do isolamento social

Além disso, a proporção entre os brasileiros que estão com muito medo do vírus subiu de 38% para 45%, indicando que, conforme o crescimento da população infectada, a tensão sob a infecção vem aumentando. Você pode conferir os dados mais detalhados da pesquisa na publicação da Folha de São Paulo.

– Coronavírus: no dia que Brasil bate novo recorde de mortos, parlamentares invadem hospital de campanha

Mesmo com o crescimento exponencial da doença aumentando e com cerca uma morte por minuto registrada em decorrência da pandemia registrada na última terça-feira, diversos governos estaduais e municipais, como o de São Paulo, tem incentivado uma reabertura e uma suposta volta à normalidade.

– Coronavírus: Brasil tem mais de 1 mil óbitos pela 9ª vez e registra quase 1 morte por minuto em cenário de subnotificação

A forte pressão de parte do empresariado nacional e do Governo Federal para a reabertura dos comércios tem incentivado parte da população a quebrar o isolamento social e a dificuldade de acesso ao Auxílio Emergencial também tem colocado muitos profissionais informais no trabalho durante a pandemia.

Até o momento, foram confirmadas 34 mil mortes do novo coronavírus no Brasil. O Governo Federal tem atrasado os relatórios do número diário de vítimas da doença. Comentaristas políticos acreditam que essa é uma manobra para evitar que os telejornais do horário nobre informem a população da real situação da doença no nosso país.

O presidente dos EUA, Donald Trump, fez um pronunciamento no dia de hoje criticando a maneira como o nosso país tem lidado com a pandemia:

Átila Iamarino, virologista que se tornou uma das principais vozes de divulgação científica no país durante a pandemia, falou que o crescimento dos números ainda está no começo. Ele acredita que com a reabertura promovida pelo Estado de São Paulo nessa semana e o iminente fim do isolamento social no Rio de Janeiro, a tragédia se expanda ainda mais.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Procon notifica Enel por valores abusivos em contas de luz em meio à pandemia; busque seus direitos