Ciência

Coronavírus pode se espalhar por descarga com tampa do vaso sanitário aberta, diz estudo

Redação Hypeness - 18/06/2020 | Atualizada em - 22/06/2020

As recomendações para se proteger e evitar a propagação do novo coronavírus são: distanciamento social, quarentena, o uso de máscaras ao sair de casa e lavar as mãos frequentemente. Mas há outros cuidados a serem levados em conta, especialmente na rotina dentro de casa. 

Um estudo do Instituto Americano de Física, publicado na última terça-feira (16) na revista científica Physics of Fluids, alerta para a capacidade da Sars-CoV-2 de sobreviver no trato digestivo humano e, assim, aparecer nas fezes de pessoas infectadas

– Coronavírus: mapa mostra risco de contrair covid-19 na rua da sua casa

A descarga cria muita turbulência e isso pode espalhar bactérias e vírus

Embora ainda não se saiba exatamente se essa pode ser uma via de contaminação, os pesquisadores decidiram investigar o potencial que uma simples descarga tem de disseminar microrganismos nocivos. 

– Experimento mostra coronavírus no ar por 14 minutos e transmissão por fala

O artigo explica que a descarga do vaso sanitário cria muita turbulência e isso pode espalhar bactérias e vírus em geral. Os resultados mostraram que a descarga cria vórtices, que lançam microrganismos no ar a uma a uma altura de quase um metro, podendo ser inaladas ou atingir superfícies. Essas gotículas são tão pequenas que flutuam no ar por mais de um minuto. 

Para essa investigação, a equipe usou modelos computacionais que simulam o fluxo de água e ar em um vaso sanitário e a nuvem resultante de gotículas. Os especialistas também simularam o movimento dessas partículas ao serem ejetadas.

– Vídeo mostra como coronavírus se espalha com velocidade em restaurante

Assim como outras vias de contaminação, é possível impedir que o coronavírus seja transmitido pelo vaso sanitário. A recomendação é manter o vaso sanitário fechado sempre após o uso, evitando que outras pessoas que compartilham o beiro se contaminem. E claro: mantenha o banheiro (e todos os cômodos da casa) sempre arejados e limpos. 

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Praia de Salvador é invadida por objetos que pertenciam a navio nazista