A pandemia do coronavírus trouxe algumas certezas à nossas vidas, entre elas a consciência de que devemos tomar mais cuidado com aquilo que consumimos, não apenas por uma questão de saúde, mas sobretudo para estimular práticas sustentáveis. Se seu sonho sempre foi ter uma horta orgânica em casa, saibe que não é preciso ter um grande jardim para plantar seu próprio alimento. Simples vasos de cerâmica podem abrigar uma série de alimentos, como você pode conferir neste curso gratuito de como fazer sua horta orgânica em casa.
Isto sem contar que colocar a mão na terra, neste caso literalmente, é altamente relaxante e desestressante, fora o prazer de comer aquilo que você mesmo preparou, não é mesmo? Esqueça aquela imagem de que para ter uma horta é preciso tempo, dinheiro e muito espaço. Nada disso! Você também pode ter uma horta orgânica em seu apartamento.
Segundo Thiago Campos, o idealizador do curso, o primeiro passo consiste em escolher o local. Mesmo que seja na cozinha ou varanda do apartamento, o local deverá receber luz solar sempre que possível, aproximadamente 5 ou 6 horas por dia, além de estar protegido contra o vento e em um local de fácil acesso.
Caso o espaço seja reduzido e seja impossível de plantar diretamente no solo, opções não faltam. Você pode utilizar sementeiras de isopor, vasos de cerâmica e pode até mesmo construir uma engenhoca que permita ter uma horta vertical.
Não se esqueça que o solo também é um fator importante. Ele precisa ser fofo na medida certa, fértil, úmido e o controle do ph deve ser feito constantemente. Falando assim pode até parecer um tanto complexo, mas através do curso nós aprendemos a incorporar esta prática em nosssas vidas, de forma simples e eficaz.
Com sua horta orgânica, você terá alimentos de qualidade, sem agrotóxicos, poderá ter uma atividade relaxante para as horas livres e ainda economizar no mercado. Que tal aproveitar a quarentena para mergulhar neste conhecimento? Acesse o conteúdo completo aqui.
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!