Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Desde sexta-feira (5), o Ministério da Saúde tem adotado a manobra de esconder os dados totais de casos e óbitos decorrentes da pandemia do novo coronavírus no Brasil. A pasta chegou a cogitar recontar as mortes por covid-19, alegando óbitos a mais por outras doenças.
Na avaliação da cúpula da pasta, Estados e municípios estariam manipulando informações para se beneficiar de recursos federais. Já cientistas brasileiros afirmam o oposto: o número de vítimas é muito maior e essa mudança de discurso, aliada à alteração na metodologia de divulgação e na omissão de dados, seria manobra para se criar a falsa sensação de que a doença já estaria sob controle.
– Fiocruz diz que coronavírus chegou ao Brasil antes do Carnaval; Rio teve 1ª morte
Muitos especulam ainda que a decisão do Ministério visa diminuir notícias negativas sobre o governo Bolsonaro na mídia. Depois de retirar do ar por um dia o site que mantinha sobre a covid-19, o ministério atualizou a página só com informações básicas de recuperados, casos e óbitos em 24 horas. Os arquivos digitais que traziam detalhes de todo o histórico no País também foram apagados e não há informações a respeito.
Governo está omitindo dados de coronavírus no Brasil
– Jovens são os mais infectados por coronavírus no Brasil; veja números
Após críticas de organizações e profissionais de saúde, além de políticos apontando a falta de transparência por parte do governo, parece que a pasta voltou a atualizar os dados diariamente. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) publicaram uma nota conjunto criticando a ocultação dos dados da doença.
Segundo as associações científicas, a atitude do governo em não revelar os dados da pandemia permite a manipulação das informações sobre a evolução da doença no Brasil.
– Brasil importa testes de coronavírus de ‘terceira divisão’ e com alto índice de falha, diz site
Tem sido difícil confiar nas informações de sites oficiais do governo com tantas críticas e estabilidade. Pensando nisso, listamos sites que são fontes sobre a pandemia no Brasil por se comprometerem com a verdade. Todos têm atualizado os números diariamente. Confira:
Se não sabe por onde acompanhar os dados, agora que o Ministério da Saúde resolve o problema com borracha, o https://t.co/OnynZDcM9Z segue coletando os dados e publicando. https://t.co/WNg5AJ9i8w
— atila iamarino (@oatila) June 7, 2020
Brasil.IO: o projeto sem fins lucrativos funciona como um painel próprio que mostra os números do coronavírus no país. A ação contra com 40 voluntários responsáveis pela coleta e a atualização de dados. Há ainda links para boletins epidemiológicos das Secretarias Estaduais de Saúde (SES).
– Coronavírus e pneumonia silenciosa: pacientes sentem-se bem já quase sem oxigênio no sangue
Conass: É o site do Conselho Nacional de Secretários de Saúde que reúne, diariamente os relatórios das secretarias de todos os estados e os divulga no momento da finalização da contagem, ao contrário das fontes do governo, que têm preferido lançar os dados depois das 22h para escapar dos noticiários do horário nobre na televisão aberta.
Brasil já teve quase 40 mil mortos pelas covid-19
Portal da Transparência: É uma iniciativa dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, com atualização permanente do número de registros de óbitos em meio a pandemia. Além disso, reforça a importância do cumprimento da Lei da Transparência – Portaria nº 57/20, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
– OMS coloca América do Sul como epicentro do coronavírus e Trump veta voos do Brasil
Covid19br: O site tem um mapa ilustrado com as regiões mais afetadas pela covid-19 no Brasil, além de permitir a consulta de gráficos por estado ou município. Também demonstra todas as “categorias” de dados: diagnósticos recentes, total de diagnósticos, total de óbitos e total de recuperados.
CoronavirusBrBot: Um grupo no Telegram que atualiza e envia dados em tempo real, de acordo com atualizações das secretarias dos estados brasileiros.
Publicidade
Passado o período de festas e aquela correria clássica que costuma ser igual todos os anos, conseguimos finalmente...
A PhD em epidemiologia reprodutiva e especialista em meio ambiente Shanna Swan, da Escola de Medicina Monte Sinai, nos...
Com o objetivo de auxiliar pesquisadores, médicos, cientistas de dados, jornalistas e até mesmo curiosos a entender e...
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou através de um novo edital que irá...
Uma pesquisa publicada recentemente na revista científica Nature indicou que as taxas de doenças cardíacas e...
Há quem diga que a inteligência dos golfinhos pode ser comparada com a dos humanos. E uma descoberta relativamente...
Esse é um dos vídeos mais emocionantes do começo de 2021 para nós brasileiros: a chegada dos resultados da...
Se o parto é um dos momentos mais belos e indescritíveis na vida de uma mulher, o pós parto não costuma ser fácil....
A revista Current Biology resolveu entender o que se passa na cabeça dos polvos. Os animais são conhecidos por serem...