Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Muito mais do que um penteado ou uma técnica capilar com finalidade estética, as tranças nagô são verdadeiros canais culturais, afetivos, afirmativos e identitários para a cultura negra – e é essa a premissa tornada em história no documentário Enraizadas. Com direção, pesquisa e roteiro de Gabriele Roza e Juliana Naascimento, o filme parte de entrevistas e recriações de imagens de arquivos para investigar a “tecedura dos fios capilares em tranças nagôs como um processo não restrito à beleza estética mas também à renovação dos afetos, de resistência e reafirmação da própria identidade e tradição”. Trata-se de um mergulho nas raízes africanas e suas marcas poéticas e éticas tendo o cabelo como ponto de partida.
Concebido e dirigido por duas mulheres negras e realizado por uma equipe quase toda composta também por pessoas negras, o filme traz diversos pesquisadores para guiar e aprofundar o mergulho na história, na força e no significado das tranças nagô. Segundo sinopse disponível no Instagram do documentário, Enraizadas é “um filme que ultrapassa e ressignifica o visual das tranças para exaltar a poética, a história, a africanidade, os conhecimentos matemáticos e as possibilidades de invenção através do cabelo”.
As pesquisas para a realização do projeto começaram no ano passado, e mostraram que para todo lugar que o povo negro foi levado em sua diáspora, foi também sua conexão com as tranças, como memórias ancestrais, como verdadeiras raízes preservadas através desse trançar.
“Trançar, para nós, é mais do que uma afirmação, é expressão de afeto, um símbolo de auto-cuidado e que foi passado de geração em geração”, diz em post. Desde junho o filme vem sendo exibido em festivais online, e por isso vale seguir seu Instagram – a fim de acompanha-lo em festivais e também saber um pouco mais dessa incrível história ancestral.
Publicidade
Além de todo a angústia de lidar com uma doença sem tratamento específico, pacientes internados com diagnóstico de...
Formar-se em medicina é necessariamente um feito importante a ser especialmente comemorado. Quando o jovem Enã...
Você já deve ter ouvido falar sobre os gatinhos da espécie sphynx, que não possuem pelos. Se eles já são...
Há cerca de 60 milhões de refugiados mundo afora neste instante - 38,2 milhões deslocados dentro de seus próprios...
Atenção amante da astronomia! A empresa japonesa Kami lançou um produto que vai te deixar encantado: um envelope...
Apesar da domesticação de cachorros ter ocorrido há séculos, os cães são descendentes dos lobos e muitos ainda...
Se o ano passou e você ainda não encontrou motivos para dispensar a carne, ou alimentos de origem animal do seu...
O jovem Nicholas Bostic, de Lafayette, tornou-se herói da cidade no estado de Indiana, nos EUA, após entrar em uma...
Uma mulher deu entrada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Araranguá (SC), na manhã de terça-feira (19), achando que...