Inovação

Drone capta imagens impressionantes de 64 mil tartarugas marinhas na Grande Barreira de Corais

Redação Hypeness - 23/06/2020 às 05:52 | Atualizada em 05/10/2021 às 11:20

Imagens de drones permitiram que os pesquisadores que trabalham no Projeto de Restauração da Grande Barreira de Corais, em Raine Island, na Austrália, fizessem uma contagem mais precisa das tartarugas-verdes (Chelonia mydas) que chegam ao local para desova. O número descoberto impressiona: nas filmagens podem ser vistas 64 mil tartarugas.

O aumento no número de animais que desovam no local foi significativo. Nos dois anos anteriores, os cientistas haviam estimado apenas 20 mil fêmeas chegando à Grande Barreira de Corais, menos de um terço da quantidade constatada em 2020. Apesar disso, as tartarugas-verdes continuam sendo uma espécie ameaçada de extinção.

Considerada a maior colônia de tartarugas-verdes do mundo, Raine Island costumava contar os animais que desovavam na praia de forma manual. Para isso, eram feitas marcas com tinta atóxica naquelas que chegavam à areia para desova e, após esse processo, elas eram contadas de volta no mar, enquanto os pesquisadores as observavam a bordo de um barco pequeno.

Entretanto, o uso do drone se mostrou mais eficiente na contagem, visto que as imagens aéreas foram analisadas quadro a quadro. Com isso, foi possível contabilizar mais facilmente as tartarugas marcadas (ou seja, aquelas que desovaram na praia) e as não marcadas.

Um vídeo com as filmagens registradas pela Great Barrier Reef Foundation e pelo Governo de Queensland foi publicado pelo canal do Youtube Mongabay. Espia só:

Além de aumentar a precisão dos números, o novo método provou ser mais rápido, levando menos de uma hora para a contagem. O estudo foi publicado no dia 4 de junho pelo jornal Plos One.

Publicidade

Fotos: Reprodução Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness