Inovação

Drone capta imagens impressionantes de 64 mil tartarugas marinhas na Grande Barreira de Corais

por: Redação Hypeness

Imagens de drones permitiram que os pesquisadores que trabalham no Projeto de Restauração da Grande Barreira de Corais, em Raine Island, na Austrália, fizessem uma contagem mais precisa das tartarugas-verdes (Chelonia mydas) que chegam ao local para desova. O número descoberto impressiona: nas filmagens podem ser vistas 64 mil tartarugas.

O aumento no número de animais que desovam no local foi significativo. Nos dois anos anteriores, os cientistas haviam estimado apenas 20 mil fêmeas chegando à Grande Barreira de Corais, menos de um terço da quantidade constatada em 2020. Apesar disso, as tartarugas-verdes continuam sendo uma espécie ameaçada de extinção.

Considerada a maior colônia de tartarugas-verdes do mundo, Raine Island costumava contar os animais que desovavam na praia de forma manual. Para isso, eram feitas marcas com tinta atóxica naquelas que chegavam à areia para desova e, após esse processo, elas eram contadas de volta no mar, enquanto os pesquisadores as observavam a bordo de um barco pequeno.

Entretanto, o uso do drone se mostrou mais eficiente na contagem, visto que as imagens aéreas foram analisadas quadro a quadro. Com isso, foi possível contabilizar mais facilmente as tartarugas marcadas (ou seja, aquelas que desovaram na praia) e as não marcadas.

Um vídeo com as filmagens registradas pela Great Barrier Reef Foundation e pelo Governo de Queensland foi publicado pelo canal do Youtube Mongabay. Espia só:

Além de aumentar a precisão dos números, o novo método provou ser mais rápido, levando menos de uma hora para a contagem. O estudo foi publicado no dia 4 de junho pelo jornal Plos One.

Publicidade

Fotos: Reprodução Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudante desenvolve método inédito de impressão de fotos em algas