Duas ‘superterras’ foram descobertas por cientistas próximas ao sistema solar

por: Vitor Paiva

Utilizando instrumento de alta precisão do Observatório Europeu do Sul, em La Silla, no Chile, uma equipe internacional de cientistas encontrou o mais compacto e mais próximo sistema planetário já descoberto. Orbitando próximos à estrela GJ 887, os dois planetas estão localizados muito próximos à chamada “Zona Habitável” da estrela, e um terceiro planeta ainda não confirmado pode se encontrar justamente na região que pode apresentar condições para a existência de vida.

Representação do sistema descoberto © Mark Garlick/PA/WIRE

Localizada a 11 anos-luz, a GJ 887 (também conhecida como Gliese 887) é uma estrela anã vermelha com cerca de metade da massa do Sol – é ao redor dessa estrela que os dois planetas, intitulados GJ 887b e GJ 887c, orbitam: o segundo levando apenas 21,8 dias terrestres para completar sua volta, e o primeiro apenas 9,3 dias terrestres. Os dois planetas foram classificados como “Superterras”, por possuírem de quatro a sete vezes a massa da Terra, ainda que sejam menores que Urano e Netuno. Segundo cientistas autores da pesquisa, é provável que os dois planetas possuam, como a Terra, um núcleo sólido, mas uma atmosfera mais espessa.

Observatório em La Silla, no Chile © Wikimedia Commons

Apesar de próximos, os dois planetas descobertos não se encontram na chamada “Zona Habitável” da estrela – estima-se que a temperatura neles fique entre 70º e 200ºC. Os sinais detectados sugerem, no entanto, a existência de um terceiro planeta no sistema, que estaria dentro da Zona Habitável, com uma órbita de 51 dias ao redor da estrela. Caso esse terceiro planeta seja confirmado, o sistema da GJ 887 pode se tornar um dos mais importantes focos de estudo astronômico, pela proximidade, a singularidade e a dimensão do sistema.

Os dois planetas em pontos azuis, e a interrogação onde o possível terceiro planeta estaria