Ciência

Eclipse da ‘Lua de morango’ acontece hoje; entenda a origem do nome enquanto espera

por: Redação Hypeness

A primeira lua cheia do mês de junho, que foi batizada de Strawberry Moon (ou Lua de Morango) vai aparecer nesta sexta-feira (5). O evento será mais visível para quem estiver na África, a Austrália e a Ásia Central e do Sul pois, durante este evento, o satélite natural mergulhará quase metade de sua face na penumbra, ou sombra externa, da Terra, começando às 14h45 (Horário de Brasília) – abaixo do nosso horizonte. Mas, como o eclipse durará 3 horas, 18 minutos e 13 segundos, a costa leste da América do Sul ainda poderá testemunhar o evento – ao nascer da Lua. 

A Lua ganhou este nome por marcar o início da estação de colheita de morangos no nordeste da América do Norte. Por isso, os nativos norte-americanos, especialmente a tribo dos algonquinos, lhe deu o apelido, que ficou até hoje. “Strawberry Moon” aparece pela primeira vez registrado no Almanaque do Fazendeiro do Maine, publicado em 1930, que possui um compilado com os nomes que as tribos dos Estados Unidos deram a todas as luas do ano. 

– Nasa encontra universo paralelo criado pelo Big Bang onde tempo passa ao contrário

Já na Europa, a última Lua cheia da primavera era chamada de Mead Moon ou Honey Moon (isso mesmo, a Lua de Mel) desde pelo menos 1500. Acredita-se que a tradição de chamar os primeiros dias do casamento de “lua de mel” pode estar ligada a essa lua cheia – seja por causa do costume de se casar em junho ou pela crença da época de que no fim de junho o mel estaria pronto para ser colhido das colmeias.

– Ex-terraplanistas explicam os motivos de terem abandonado a estapafúrdia teoria

Todos esses nomes vêm da cultura ocidental do hemisfério norte. Por aqui, abaixo da linha do equador, essa lua cheia em particular não tem uma tradição particular – mas não deixará de ser interessante de ser vista. Isso porque, graças a um fenômeno chamado eclipse lunar penumbral, as pessoas poderão ver a superfície da Lua um pouco mais escura neste dia 5.

E para quem é fã de fenômenos astrológicos, o resto de 2010 ainda tem mais fenômenos para ficar de olho. Neste ano teremos um total de 6 eclipses, sendo que 2, já contando com a Lua de Morango, serão agora no mês de junho.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Espírito Santo registra tremor de terra com estrondos e epicentro em Vitória