Ciência

Eclipse lunar e eclipse solar vão movimentar o céu em junho

por: Gabriela Glette

Apesar de 2020 ser o ano oficial do cancelamento, existe uma coisa que não conseguirão arrancar de nós! Repleto de eventos astronômicos e astrológicos, importantes, prepare-se porque o mês de junho promete ser muito especial, com um eclipse lunar, um eclipse solar e uma Lua de Morango. E, mesmo que você não acredite em astrologia, ao menos você pode se encantar com estes fenômenos que transformam o céu e nos distraem em tempos tão nebulosos.

eclipses junho 1

Neste ano teremos um total de 6 eclipses, sendo que 2 são agora no mês de junho. Ainda nesta semana, no dia 5 de junho, acontece um eclipse lunar, também conhecido como Lua de Morango, verdadeiro espetáculo da natureza que só acontece a cada 50 anos. Aliás, você sabe por que chama Lua de Morango? O nome – Strawberry Moon, faz referência à temporada de colheita de morangos no hemisfério norte. Segundo a NASA, é nesta época do ano também que a lua recebe um tom levemente avermelhado.

eclipses junho 2

Se você quiser vivenciar este incrível e raro momento, procure estar em um lugar aberto e com céu limpo. Segundo a agência espacial norte americana, ele será visível na Ásia, Europa, Austrália, e América do Sul, entre as 17:00 até as 21:00 da noite. A boa notícia é que dará para ver do Brasil!

eclipses junho 3

Já no dia 21 de junho, teremos um outro eclipse, mas desta vez solar. Este, apesar de não ser visível no Brasil, ele será responsável por emanar uma poderosa energia capaz de transformar muitas áreas em nossa vida. Segundo especialistas, esta será uma temporada de cocriação, que marca aquele estopim que tanto precisamos para promover mudanças, em nós mesmos e no mundo.

eclipses junho 4

Cientificamente, um eclipse acontece quando a luz de um corpo celeste é bloqueada por outro. Apenas experimentamos dois tipos de eclipses criados pelos diferentes alinhamentos do Sol, Terra e Lua. Quando a luz do Sol é obstruída pela Lua, temos o eclipse solar na Terra e, quando a Terra está alinhada entre o Sol e a Lua, lança uma sombra na Lua, origina um eclipse lunar.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Origem do novo coronavírus pode ter sido há 70 anos, aponta novo estudo