Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Durante as manifestações pró-Jair Bolsonaro nos últimos dois domingos, uma bandeira vermelha e preta com símbolos de origem ucraniana causou muitas polêmicas nas redes sociais. Enquanto alguns afirmavam que se tratava de um símbolo neo-nazista, outros defenderam que se trava de um símbolo histórico da Ucrânia. Até o embaixador da ucraniano veio à público esclarecer a questão.
– A história do goleiro que montou time de padeiros e venceu nazistas na 2ª Guerra
Antes de tudo, é importante mostrar a bandeira, essa aqui:
Os escritos na bandeira significam Praviy Sector, organização de extrema direita nacionalista ucraniana
Aqui a utilização do símbolo nas manifestações pró-Bolsonaro:
A thread do @andreaugfonseca dá uma boa noção do q é o Prawy Sektor a milícia (e agora partido) neonazi, de extrema-direita Ucraniana, cuja bandeira foi estendida c/ orgulho pelo gado em SP. Só vou acrescentar umas coisas p/ vcs terem o contexto histórico e entenderem o perigo. pic.twitter.com/PVtmTHSubd
— @_danielaabade ?? (@_danielaabade) May 25, 2020
Nesse vídeo, podemos ver manifestantes pró-governo intimidando um anti-fascista durante as manifestações. O homem que porta a bandeira está no meio da confusão:
Na Av.Paulista não foi tolerado o ódio e o preconceito dos fascistas.
Eles achavam que a rua eram deles, mas se enganaram!
“RECUA FASCISTA, RECUA!” pic.twitter.com/TU4Pk1mjSK
— R.I.A (@RedeInfoA) June 1, 2020
O símbolo e a bandeira utilizados nas manifestações são utilizadas pelo grupo chamado de Praviy Sektor, uma organização fascista ucraniana. Após a insurgência dos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia pela anexação da Crimeia e a corrente Guerra Civil na Região do Donbass, no sudeste ucraniano, diversos grupos neonazistas anti-Rússia emergiram na realidade política do leste-europeu.
O Praviy Sector é um grupo que não se denomina neonazista. Seu legado, porém, é justamente o contrário: O grupo surgiu da união entre as seguintes facções: Patriotas da Ucrânia, Assembleia Nacional-Socialista da Ucrânia, Tridente, Martelo Branco, UNA-UNSO e o Sich Carpatiano. Todas essas organizações defendiam supremacia branca e nacionalismo ucraniano anti-imigração.
A reunião das facções neo-nazis ganhou suas cores vermelhas e pretas porque se considera a portadora do legado do Exército de Insurgência Ucraniano. O EIU foi uma força que lutou durante a Segunda Guerra a favor do Eixo, ou seja, junto do Exército Nazista. Isso mesmo que você leu: eles se consideram a continuação do legado do Eixo de Mussolini e Hitler na Ucrânia.
– Comentarista da CNN se desculpa por explicação de saudação nazista ao vivo
Antes, era uma milícia paramilitar que operou no Euromaidan. Hoje, já como um partido – que recebeu 2,15% dos votos na última eleição para o parlamento ucraniano, se considera um continuista do legado de Stepan Bandera, maior entusiasta do pensamento nazi-fascista na Ucrânia.
O tridente exibido entre as faixas preta e vermelha é um símbolo nacional ucraniano, criado pelo príncipe Vladimir, nos idos do segundo milênio. O tridente é utilizado por diversas organizações de orientação nacionalismo na Ucrânia. Vale ressaltar que o nacionalismo ucraniano não é somente uma posição anti-imigração, mas também anti-Rússia e anti-União Europeia.
Em nota em resposta à revista Veja, Rostyslav Tronenko, Embaixador da Ucrânia no Brasil, explicou a origem do símbolo:
“Gostaria de informar que para milhões de ucranianos, tanto na Ucrânia como até mesmo no Brasil a bandeira rubro-negra simboliza a nossa terra e o sangue de nossos heróis derramado por Liberdade, Independência e Soberania da Ucrânia. Essa bandeira foi usada desde o século XVI pelos cossacos ucranianos nas lutas contra invasores estrangeiros, e por isso durante o século passado e no começo do século XXI virou o símbolo de luta dos ucranianos contra ocupação, chovinismo e imperialismo russos. O tridente, é o brasão oficial do nosso estado desde época do Príncipe Volodymyr, que levou o Cristianismo para Rus de Kyiv no ano 988, e simboliza a Santíssima Trindade”, afirma o diplomata.
Tronenko ainda afirma que a Ucrânia proibiu a existência de símbolos associados ao socialismo e ao nazismo em lei a partir de 2015. Entretanto, o estado Ucraniano ainda permite a manifestação do Banderismo.
Por que usar uma bandeira de outro país em uma manifestação de cunho nacionalista brasileiro? O que os parlamentares pró-fechamento do STF indicam quando desejam ‘Ucranizar o Brasil‘? Será realmente que essa é uma homenagem a um príncipe de uma nação do leste-europeu ou uma aproximação dos setores mais extremistas brasileiros com uma organização paramilitar neonazista?
É claro que o dono da bandeira, o instrutor de segurança Alex Silva, 46, disse que se trata de uma homenagem ao país e não uma associação ao Praviy Sektor. Ao menos é o que ele afirmou ao blog ‘Saída pela Direita‘, da Folha de São Paulo. Ah, é, vale dizer que ele instruiu organizações paramilitares ucranianas.
Já o Kremlin não leu a bandeira como uma homenagem à Ucrânia. O Praviy Sektor é considerado uma organização criminosa e neonazista pelo governo russo. Segundo apuração da Folha de São Paulo, Putin não gostou do uso da bandeira nas manifestações pró-Bolsonaro. E isso pode causar um distanciamento nas relações do Brasil com Rússia.
Publicidade
A PAN é um fórum público formado por dissidentes de uma comunidade antiga da Jovem Pan no finado Orkut. A comunidade...
A ativista pelos direitos animais e influenciadora Luísa Mell fez um depoimento tocante sobre sua experiência com um...
Tem gente que parece ter dificuldade de perceber quando está envolvida em um relacionamento abusivo. Muitas vezes,...
O paradeiro do estudante acreano Bruno Borges, assim como os motivos que levaram ao seu desaparecimento, seguem se...
Ao que parece, não é só Serena Williams que está sofrendo com posturas conservadoras adotas por diretores dos...
O Brasil nunca teve a cultura de TVs públicas. Além da Cultura, é difícil que os meios de comunicação estatais...
Incêndios em favelas e enchentes são tragicamente tão comuns quanto congestionamentos em São Paulo. A maior cidade...
Uma mulher ligou para a Polícia Militar do Estado de São Paulo pedindo pizza. Em 90% dos casos, provavelmente, o...
Felipe Neto é um dos youtubers mais populares da atualidade. Com uma legião de milhões de seguidores, as opiniões...