Debate

Especialistas levantam possíveis explicações para os olhos amarelados de Michael Jordan

por: Vitor Paiva

Para contar a incrível trajetória de Michael Jordan e seus companheiros de Chicago Bulls desde os anos 1980 até os seis títulos da NBA conquistados pelo clube nos anos 1990, a Netflix, em parceria com a ESPN, precisou de dez episódios em uma sensacional série documental. O sucesso de Arremesso Final (Last Dance, no título original em inglês) é justificado não só pelo talento de Jordan, Pippen, Rodman e tantos outros atletas que participaram das épicas campanhas que levaram a formar este que para muitos é o maior time da história do basquete, mas também pela própria qualidade da série, que se aprofunda em detalhes, viaja no tempo e reconta com riqueza ímpar uma trajetória esportiva memorável. Em meio, porém, a tantos debates levantados a partir de Arremesso Final na internet, um vem causando celeuma singular: por que os olhos de Jordan atualmente parecem amarelados? Uma reportagem do UOL esporte procurou responder à questão.

Jordan falando durante entrevista para a série © reprodução

A coloração nos olhos do atleta pode ser reparada na série nas cenas atuais em que Jordan é entrevistado. A reportagem escutou diversos especialistas, e ainda que sem exames clínicos, análises e conhecimento sobre o histórico médico da pessoa seja impossível determinar o motivo da coloração nos olhos do atleta, algumas hipóteses foram levantadas. A cor amarelada dos olhos se chama icterícia e, segundo a reportagem, pode surgir também na pele quando há excesso de bilirrubina (pigmento amarelo) no sangue. O motivo mais comum para icterícia é problemas no fígado, mas nem sempre tal sintoma é indício de patologia ou problema mais grave – e o fato de Michael Jordan ser um homem negro pode ser a explicação para a questão.

Os olhos de Jordan em foto de 1999 © Getty Images

Detalhe de seus olhos em foto de 2015 © Getty Images

Um aumento na melanina pode explicar a coloração em seus olhos, que em verdade se apresentam de tal forma já há quase 20 anos, como pode ser notado em diversas fotos – o que sugere que muito provavelmente o sintoma já tenha sido examinado pelo ex-atleta. Em casos menos frequentes, ainda segundo a reportagem, alterações nas enzimas que metabolizam a bilirrubina podem deixar os olhos amarelados sem causas mal algum para a saúde da pessoa.

Jordan “voando” em cena da série © reprodução

Até que o próprio Jordan venha a público explicar o caso, a internet seguirá em polvorosa sobre o tema – um pouco pela curiosidade e o ímpeto pela fofoca que move a rede, um pouco por preocupação genuína com a saúde do maior jogador de basquete em todos os tempos – conforme confirma a série Arremesso Final, disponível na Netflix.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Mulher negra eleita prefeita aos 32 anos sofre com ataques racistas e covardes: ‘Cara de favelada’