Ciência

Ex-terraplanistas explicam os motivos de terem abandonado a estapafúrdia teoria

por: Vitor Paiva

Em um momento em que as mais variadas crendices, maluquices e teorias sem pé nem cabeça se popularizam, poucas são tão delirantes quanto a teoria de que a Terra é na verdade plana. Curiosamente, os terraplanistas se multiplicam pela internet para, baseados em coisa nenhuma, jurarem que o planeta é plano, coberto por um domo de vidro, que o sol está bem pertinho como uma lâmpada, que a gravidade não existe e que uma imensa barreira de gelo circunda o planeta. Parece uma loucura, e é: mas espantosamente tem gente que acredita.

Incrível representação artística de como seria “na verdade” nosso planeta

Naturalmente, porém, não é preciso muito esforço para desmentir a estapafúrdia teoria terraplanista. Claro que a teimosia impera onde a razão (e a ciência) não entram, mas ainda assim, muita gente, depois de um pouco de pesquisa, abandona a ideia de que a Terra seria plana. Por isso, um usuário do Reddit publicou a mais franca pergunta: Former flat-earthers, what made you realize the earth is, in fact, not flat? (Antigos terraplanistas, o que fez vocês perceberem que a Terra, na verdade, não é plana?). As respostas são interessantes e mostram o poder da pesquisa, da ciência, da busca pelos fatos.

“Eu comecei a perceber que fazia ginásticas mentais toda vez que via uma evidência de que a Terra é redonda”, diz um dos que responderam à questão. “Eu dizia que as filmagens na Estação Espacial eram efeitos especiais, e cheguei ao ponto que comecei a me sentir desesperado para me fazer crer, ao mesmo tempo que percebia que não havia comprovação desde o princípio”. Muitos descrevem uma criação extremistas, em seitas religiosas que desacreditam a ciência, para justificar suas antigas opiniões. Outros afirmam ter sido uma fase na juventude, quando se busca resposta para as grandes questões.

As fotos da Terra tiradas da Estação Espacial também seriam falsas © NASA

“Meu marido descobriu que a maioria dos terraplanistas eram admiradores do Trump, com visões políticas extremas e que concordavam com a lógica estúpida do Trump”, disse uma usuária. “As ideias terraplanistas de meu marido morreram nesse dia”, conclui. “Eu tinha três anos quando vi um globo e alguém o explicou pra mim”, diz outro, jocosamente. “O nascer e pôr do sol não podem ser explicados na teoria da Terra plana – foi isso que reverteu minha conversão”, diz mais uma resposta. “Depois disso, foi fácil perceber as evidência de que o planeta é redondo”.  Algumas respostas foram reunidas no site Bored Panda, mas podem ser lidas em inglês no post original, com mais de 3 mil comentários, mostrando, de forma simbólica mas também literal, que o mundo dá voltas.

Um “globo” terraplanista

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Espírito Santo registra tremor de terra com estrondos e epicentro em Vitória