Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Mais de 30 anos depois do início da construção, as obras de uma fábrica da Fundação Ataulpho de Paiva (FAP), instituição centenária dedicada ao combate à tuberculose, segue incompleta. A instalação tem como objetivo aumentar a oferta de uma vacina que só a empresa produz no país: a BCG, aplicada em bebês para prevenir a doença, e também a Onco BCG, usada especificamente no tratamento de câncer de bexiga.
Apenas nos últimos dez anos, o projeto da nova fábrica foi contemplado com pelo menos R$ 41,9 milhões em convênios com o Ministério da Saúde. Após sucessivos novos prazos, a fundação disse nesta semana que a fábrica será inaugurada em 12 meses.
Já a atual fábrica da FAP no bairro de São Cristóvão, na capital fluminense, que nas últimas décadas produziu a vacina BCG utilizada por crianças no Brasil foi interditada duas vezes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2016.
– Coronavírus: enfermeira desabafa após onda de hospitais invadidos no Brasil
Com as interdições na fábrica de São Cristóvão e sem a nova fábrica em Xerém funcionando, problemas no abastecimento atrasaram a imunização de recém-nascidos com a BCG nas maternidades e deixaram sem tratamento pacientes com câncer de bexiga que precisam da Onco BCG, como mostrou a BBC News Brasil em reportagens de julho e novembro de 2019.
O laudo da Anvisa que motivou a interdição em 2016, obtido pela BBC News Brasil via Lei de Acesso à Informação, diz que “a fabricação dos produtos Vacina BCG e Imuno BCG [a marca da Onco BCG feita pela instituição] pela Fundação Ataulpho de Paiva na fábrica localizada em São Cristóvão (Rio de Janeiro – RJ) apresenta risco à saúde da população brasileira e urge a necessidade de finalização das obras da nova fábrica da fundação localizada em Xerém”.
– Jovens adultos se voluntariam a pegar Covid-19 para ajudar na pesquisa da vacina
A vacina é produzida com recomendação de vacinação universal pelo governo brasileiro e a primeira do calendário nacional de vacinação infantil, junto com a para hepatite B.
No caso da BCG, comprada pelo Ministério da Saúde para ser distribuída em todo o país, o Brasil precisou recorrer emergencialmente a importações de uma fornecedora indiana, o instituto Serum. Com isso, hoje, a pasta considera que o fornecimento da BCG é regular no país, conforme afirmou na última sexta-feira (5) por nota.
– Estudo coloca Brasil como epicentro do coronavírus com 3 milhões de casos
Neste ano, houve sinais de que a vacina BCG da Serum pode se tornar mais do que uma solução temporária. Em janeiro, servidores da Anvisa viajaram a Pune, cidade na Índia onde fica a sede da Serum, para uma inspeção das chamadas Boas Práticas de Fabricação. Em abril, foi emitido pela Anvisa um Certificado de Boas Práticas para a BCG da Serum — um primeiro passo para a participação da produtora estrangeira, através de uma empresa brasileira detentora do registro, em licitações para compra da BCG pelo Ministério da Saúde.
Hoje, a FAP é a única produtora da vacina no Brasil e, por isso, as compras de lotes de BCG pelo governo federal foram feitas nos últimos anos através da modalidade “inexigibilidade de licitação” — prevista na lei das licitações quando o fornecimento só pode vir, por alguma razão, de um único produtor.
Publicidade
Quando aceitou participar de um projeto do fotógrafo Arnaldo Belotto que visa o empoderamento feminino, a soldado...
A atriz Cleo Pires abriu o coração em uma entrevista tocante sobre autoestima, gordofobia e vergonha que sentiu após...
Nesta semana, durante uma entrevista coletiva na Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro, o ministro interino da...
Preso desde abril de 2018 em Curitiba, Luiz Inácio Lula da Silva está entre os 300 aspirantes de todo o mundo ao...
O deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) acusou Felipe Neto de incitar o massacre na Escola Raul Brasil, em Suzano...
Era madrugada quando um oficial da Polícia Militar de Pernambuco acordou o então governador Roberto Magalhães....
O preconceito racial fere milhares de pessoas ao redor do mundo diariamente e, embora estejamos em 2017, ainda há...
Compositor da música "Milla", Manno Góes xingou o cantor Netinho por cantar a música em uma manifestão em defesa de...
A maioria das pessoas pensa em números para tratar do próprio peso, e são também os números que dirão se aquela...