Futuro

Fins de semana com três dias poderiam ajudar a salvar o mundo; entenda

por: Redação Hypeness

E se o fim de semana tivesse três dias e não só dois? E se as sextas-feiras (ou a segundas) fossem incluídas entre os dias de descanso e a semana de trabalho durasse apenas quatro? Além de termos mais 24 horas para relaxar, que tipo de consequências isso poderia ter para o planeta Terra?

Atualmente, há economistas que defendem que uma redução nas jornadas de trabalho seja uma ação favorável ao meio ambiente. Isso porque a diminuição na circulação de pessoas bem como no consumo de energia nos postos de trabalho ajudaria a reduzir, também, a quantidade da emissão de gás carbônico no ar. A medida, portanto, seria um bom caminho para ajudar a melhorar a qualidade do ar que respiramos e, é claro, a atmosfera.

Diminuição de emissão de gás carbônico seria um dos pontos altos de um fim de semana maior.

Outro ponto a se pensar reflete sobre o bem estar físico e mental das pessoas. Com jornadas de trabalho extensas e constantes horas extras, vemos casos cada vez mais frequentes de profissionais que chegaram a um esgotamento psicológico e emocional por conta do excesso de trabalho. Principalmente quando falamos dos millennials, pessoas nascidas entre 1981 e 1996, vemos uma geração conhecida como “geração burnout”. O nome faz referência à síndrome psíquica consequência de uma exaustão completa do corpo e da mente.

falamos aqui sobre a tentativa sueca de redução da jornada de trabalho de oito para seis horas diárias, sem a redução de salário. Um ano após o começo das medidas, as autoridades garantiram que houve uma produtividade maior e uma melhora também na saúde dos empregados. Isso sem falar na redução do número de faltas. 

Repensar as relações de trabalho é uma das principais engrenagens para que o meio-ambiente, com o perdão do trocadilho, respire melhor. 

Medida também ajudaria em questões de saúde mental.

Publicidade

Foto 1: Alexander Popov/Unsplash / Foto 2: Dharmiee/Nappy.com


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tel Aviv vai se tornar primeira cidade do mundo com estrada elétrica que carrega carros