Ciência

Fotografia mostra Terra e Vênus a partir da perspectiva de Marte

22 • 06 • 2020 às 16:02
Atualizada em 22 • 06 • 2020 às 16:11
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Há 8 anos circulando pela superfície de Marte, o robô Curiosity fez um registro bem legal: ele captou através de suas lentes o planeta Vênus e a Terra brilhando no céu do planeta vermelho. O rover, que registra as imagens e mapeia o terreno do nosso vizinho de sistema solar, fotografou o brilho terrestre a milhões de quilômetros. A imagem não é assim tão clara e vívida quanto a do nosso céu por causa da poeira no ar do planeta, mas já dá pra ter um gostinho.

– Estas são as melhores fotos de 7 anos de expedição da Nasa em Marte

Esse é o registro que a Curiosity fez do nosso planeta ao lado da Estrela D’alva na perspectiva de Marte

Segundo os oficiais da Nasa em comunicado oficial, “ambos os planetas aparecem como meros pontos luminosos, devido a uma combinação da distância e poeira no ar. Normalmente eles se pareceriam com estrelas muito brilhantes”. 

A foto foi registrada há cerca de 2 semanas, no dia 5 de junho de 2020, 1h15 minutos após o pôr do sol no planeta (um pouquinho difícil falar de horário porque a rotação de marte é diferente da nossa). Essa é mais uma das imagens que o Rover Curiosity fez durante sua expedição em Marte.

Em 2018, foi descoberto um lago em estado líquido que ficava no subterrâneo do planeta. “Este é um resultado surpreendente que sugere que a água em Marte não é um escoamento temporário, como revelado em descobertas anteriores, mas um corpo de água persistente que cria condições para a vida durante longos períodos de tempo”, disse Alan Duffy, professor associado da Universidade Swinburne na Austrália.

Em breve, o Curiosity vai ganhar um companheiro: o Perseverance. A missão desse segundo robôzinho marciano vai ser explorar o suposto delta de um rio na Cratera Jezero, onde os cientistas da Agência Espacial Americana acreditam existir resquícios de vida. Caso se comprove, finalmente descobriremos que existe vida fora da Terra.

Publicidade

Fotos: Destaques: ESA Foto 1: Nasa


Canais Especiais Hypeness