Fotografia

Fotógrafo expressa emoções interiores em ensaios fortes e delicados

por: Vitor Paiva

Se a arte busca esculpir, dar voz, forma, ritmo, cor às nossas mais profundas sentimentalidades, como saber de fato qual é o formato, a face, o símbolo daquilo que sentimos? Essa talvez seja a pergunta de fundo para todo e qualquer artista nos mais diversos formatos – e, da pintura à fotografia, a busca é sempre essa. Estilo, técnicas, materiais, influências e formas de arte são caminhos diferentes para esse norte: representar nossos sentimentos internos – e nisso o fotógrafo italiano Fabio Interra é um mestre.

Interra começou como pintor, mas durante uma visita à comuna francesa de La Conquet, na região administrativa da Bretanha, em espanto com a beleza local, que o artista decidiu migrar dos pinceis para a câmera, e encontrar na fotografia o meio para tornar seu espanto em imagem – em arte. Depois da viagem, o artista foi estudar fotografia no Instituto Italiano de Fotografia, em Milão e, a partir de então, jamais deixou de registrar o mundo ao seu redor, a fim de encontrar o mundo dentro de si. O artista manipula imagens e cores para buscar mais profundo tal mergulho.

“Eu comecei criando personagens ao fotografar outras pessoas, a fim de procurar mostrar a beleza que as pessoas normalmente ignoram”, diz Interra. “Depois, senti o desejo de criar fotos quando estava experimentando dores emocionais profundas, traduzindo meus sentimentos cotidianos em realidades artísticas dramáticas e, desde então, comecei a tirar auto-retratos”. Inspirado pela natureza, mas também pela música, o cinema e ilustrações, ele define seu estilo como dramático, sombrio e emocionalmente carregado. “Graças à minha experiência e meus sentimentos profundos, minhas fotos vêm crescendo rapidamente ao longo dos anos”.

Publicidade

© fotos: Fabio Interra


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Oficial de navio de carga captura fotos impressionantes da Via Láctea no meio do oceano