Ciência

Fotos mostram como foi eclipse de anel de fogo do último domingo

por: Yuri Ferreira

No último domingo (21), um eclipse solar chamado de ‘anel de fogo’ aconteceu durante o solstício de inverno e pôde ser observado do Sudeste Asiático e Austrália. As belas imagens do evento astronômico foram divulgadas na internet e os amantes da observação celeste ficaram maravilhados pela beleza do evento. Apesar não ser visível do Brasil, transmissões ao vivo do raro fenômeno foram disponibilizadas ao redor da internet.

– Eclipse lunar e eclipse solar vão movimentar o céu em junho

O eclipse é chamado de anel de fogo pois a Lua não conseguiu cobrir totalmente o Sol, criando uma espécie de anel ao redor de si própria. Quando a Lua ‘esconde‘ de maneira total o astro-rei, o eclipse é chamado de total.

Com visibilidade do norte da Austrália, do Oceano Pacífico e algumas regiões da Ásia e África, o eclipse foi visto por milhões de pessoas. O ápice do evento aconteceu precisamente às 03:42, no horário de Brasília. Dá uma olhada em como ele começou:

Um dos primeiros momentos em que a Lua obstruiu a luz do Sol

A Lua foi avançando em direção ao Sol, criando a impressão de que a estrela do nosso Sistema Solar havia se tornado uma Lua crescente:

Eclipse pode ser visto em diversas regiões do planeta

Quando o fenômeno chegou ao seu ápice, o eclipse parecia um anel de fogo no céu. As imagens do eclipse são incríveis.

– Lua azul e eclipse estão entre fenômenos astronômicos importantes de 2020

A apocalíptica imagem do ‘Anel de Fogo’ marcou o solstício de inverno

O astronauta Chris Cassidy, da Estação Espacial, registrou a sombra causada pelo eclipse na Terra. A imagem é incrível e foi tirada de dentro da estação.

“Vista super legal da sombra do eclipse solar anular, que passou pelo lado de estibordo quando sobrevoamos a China esta manhã. Uma maneira bem legal de acordar na manhã do dia dos pais! Espero que todos os pais do mundo tenham um dia maravilhoso!”, afirmou no Twitter.

Dá uma olhada:

Essa imagem incrível mostra a sombra do eclipse na Terra

O próximo eclipse solar vai acontecer no dia 14 de dezembro e poderá ser visto na Argentina e no Chile. No Brasil, só vai ser possível observar uma parte do fenômeno. E apenas em algumas regiões do país. Mas vale ficar de olho e quem sabe, se a pandemia passar até lá, dar uma passadinha nas terras dos hermanos para presenciar esse fenômeno incrível.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Twitter


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.


X
Próxima notícia Hypeness:
Melancia aumenta imunidade, refresca e previne doenças cardiovasculares