Inspiração

Garoto 12 anos apaixonado por livros ganha 800 mil seguidores após ataques racistas

por: Yuri Ferreira


O jovem Adriel Oliveira, de 12 anos, morador de Salvador e apaixonado por literatura, já ganhou mais de 800 mil seguidores após ser vítima de ataques racistas no Instagram. Seu pequeno canal de comunicação na rede social é utilizado para falar dos livros que lê, fazendo resenhas literárias. Após ser alvo de um comentário extremamente racista, uma campanha de apoio ao jovem foi instaurada e a solidariedade à Adriel tomou conta da rede social.

– Site lista 25 livros de escritoras indígenas para você enriquecer mente e espírito

Apaixonado por livros, Adriel teve que se desfazer de muitos livros para ajudar a família que tem sofrido com as consequências econômicas da pandemia

Até agora diversas celebridades como Preta Gil e Yuri Marçal fizeram uma campanha de apoio ao jovem, que tem recebido muito apoio. Segundo reportagens sobre o assunto, Adriel sentiu muito o que aconteceu, e recebeu consolo da mãe, que, apesar de não ser muito interada na literatura, acolhe e incentiva o trabalho de Adriel.

“Expliquei a ele que o preconceito, infelizmente, acontece no mundo. Como mãe, tenho em meu coração que isso nunca deveria existir. Deus criou o ser humano sem distinção de cor. Criou a gente igual”, diz a mãe ao Ecoa.

– Pedro Pacífico, do ‘Bookster’, fala sobre como venceu o coronavírus e indica livros para quarentena

Com centenas de famosos entrando na rede de apoio a Adriel, ele se sente feliz pela repercussão antirracista nas redes sociais. “Recebi milhares de mensagens de carinho. Um dos presentes que mais gostei foi um box do ‘Harry Potter’. Nunca li, só tinha visto os filmes”, contou ao ECOA.

Os comentários para Adriel são super emocionantes. “Que outras crianças tomem você como exemplo e entendam o poder de transformação da leitura! A leitura é uma ferramenta incrível de empatia, Adriel, e você já aprendeu muito bem isso!”, afirmou um usuário da rede social. “Você merece tudo isso e muito mais! Brilha Adriel, que esse mundo tem que ver a pessoa incrível que você é e continuará sendo ❤️”, comentou outro.

– Fiocruz disponibiliza download de 182 livros para quarentena

Além dos presentes, do apoio de milhares de pessoas e dos presentes que tem recebido de editoras, até a Academia Brasileira de Letras entrou em contato com o garoto de apenas 12 anos para presenteá-lo com o melhor da literatura.

“Acabei de falar com ele por telefone e gostei muito (de Adriel). No momento, ainda não definimos quantos livros vamos doar. Mas vamos ver se podemos caprichar”, afirmou o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, ao GLOBO.

Aproveite e siga você também Adriel, um novo símbolo da literatura no nosso país:


Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela deu à luz no estacionamento de centro médico: ‘A cabeça do bebê já estava coroando’