Sustentabilidade

Garrafas de bambu são alternativa a garrafas pet na Índia

por: Gabriela Glette

Muito antes de se começar a falar em aquecimento global e poluição plástica nos oceanos, o estado indiano de Siquim já começava a adotar medidas contra o uso do plástico único. Na época – em 1998, além de lançar uma série de medidas para diminuir a circulação de embalagens e produtos de plástico, a região também começou a substituir garrafas PET por garrafas de bambu.

garrafas-de-bambu-1

Impulsionada pela iniciativa, a cidade de Lachen, que fica no estado de Siquim, foi a primeira a proibir completamente garrafas de água de plástico. Um lugar repleto de belezas naturais, lagoas e montanhas nevadas, a cidade costuma receber milhares de turistas e sofria com a quantidade de plástico poluindo ruas e rios. A solução parecia estar na própria natureza e, desde então, a cidade tornou-se um dos maiores exemplos de turismo ecológico e ações bem sucedidas, como a implementação de garrafas de bambu.

garrafas-de-bambu-2

A proibição total das garrafas plásticas, em 2016, foi um iniciativa do Comitê de Desenvolvimento de Turismo de Lanchen e de lideranças locais. Hoje, caso sejam encontradas garrafas, os guias locais que acompanham o grupo são multados em valores que podem crescer caso haja reincidência.

lachen índia

Para que a cidade não tenha qualquer problema relacionado ao desabastecimento, todos os hotéis e estabelecimento comerciais receberam filtros de água e as pessoas podem usar garrafas de alumínio ou ferro que também foram disponibilizadas pelo Comitê de Turismo.

Isto sem falar que as garrafas de bambu são produzidas localmente, o que estimula a economia de maneira sustentável. Viajar é bom, mas regras são importantes para que os patrimônios naturais do planeta sejam preservados. As garrafas estão fazendo tanto sucesso, que algumas pessoas decidiram fabricar sua própria garrafa de bambu, uma maneira ancestral de se refrescar! Veja o tutorial abaixo:

Publicidade

Fotos 1 e 2: reprodução Youtube

Foto 3: Getty Images


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jiboia mais rara do mundo foi vista, sem querer, pela primeira vez em 60 anos em SP