Ciência

Ilustrações da Grande Barreira de Corais na primeira enciclopédia do mundo

por: Redação Hypeness

Em 1893, o britânico William Saville-Kent publicava o livro “The Great Barrier Reef of Australia: Its Products and Potentialities” (“A Grande Barreira de Corais da Austrália: seus produtos e potencialidades”, em inglês). A obra era a primeira dedicada ao assunto no mundo e as ilustrações são tão maravilhosas que sequer parecem ter saído de uma publicação científica.

O manual é o resultado de anos de estudo de Kent, que iniciou a carreira como curador de corais no departamento de história natural do Museu Britânico. Em seus primeiros anos, ele chegou a ser orientado pelo biólogo Thomas Henry Huxley, um dos maiores defensores da teoria evolucionista de Dawin na época.

– Grande Barreira de Corais enfrenta maior branqueamento da história

Com o tempo, no entanto, Kent cansou de observar os corais à distância, sem sair das quatro paredes do museu. Aos 25 anos, uma bolsa da Royal Society o levou a estudar a vida marinha na costa de Portugal, de acordo com as informações do site Brain Pickings.

Quando retornou à Inglaterra, sua adaptação foi difícil: ele não conseguia mais se imaginar trabalhando em museus e aquários. Foi quando recorreu ao seu contato com Huxley, que o indicou a um posto de inspetor de pesca na Tasmânia, na Austrália.

– Novas imagens da Grande Barreira de Corais (Austrália) revelam que ela está quase oficialmente morta

A mudança de ares permitiu que Kent levasse seu trabalho a outro patamar. Determinado a tornar público este ecossistema, ele lançou em 1893 o livro “The Great Barrier Reef of Australia: Its Products and Potentialities“.

Com ilustrações em preto e branco do próprio biólogo e aquarelas dos artistas Mr. Couchman e Mr. Riddle baseadas em seus desenhos, a obra se tornou a primeira sobre o tema no mundo. Seu valor histórico só se iguala à qualidade das ilustrações que nos levam diretamente a um mergulho na maior barreira de corais da Terra.

Publicidade

Todas as imagens: "The Great Barrier Reef of Australia: Its Products and Potentialities"/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
China diz que nova cepa do vírus da gripe suína reúne características para criar pandemia