Sustentabilidade

Itália cobre geleira com lençol para impedir derretimento de neve dos Alpes

por: Yuri Ferreira

A geleira de Presena, na Itália, perdeu um terço de seu tamanho desde 1993 e isso vem preocupando as autoridades locais. Por isso, o governo da região decidiu colocar lençóis, também conhecidos como geotêxteis, para conter o degelo do importante vale que fica entre as regiões de Trento e Lombardia, na região norte do país, os Alpes Italianos. A ideia é inusitada, mas não é nova.

– Buraco do tamanho de Pernambuco surge na geleira da Antártida. E ninguém sabe o motivo

O tecido é uma maneira de proteger o gelo da tradicional geleira de Presena, que é um dos principais pontos turísticos dos Alpes Italianos.

O implantação da lona térmica começou em 2008, quando foram cobertos quase 30 mil metros quadrados de gelo. A nova fase do projeto busca cobrir mais de 100 mil metros quadrados. A lona reflete a luz do sol e resfria o gelo, dificultando o derretimento e facilitando a manutenção do local, que é também um ponto turístico na Itália.

“Esta área está encolhendo cada vez mais, por isso precisamos cobrí-la o máximo possível. A tela é uma lona de geotêxtil que reflete a luz [do sol] e ajuda a preservar a neve”, conta Davide Panizza, 34, chefe da empresa Carosello-Tonale, responsável pelo projeto, à RFI.

– Antártida: geleira está se tornando o cânion mais profundo do mundo e isso é péssimo

O sistema, entretanto, só funciona se há gelo por baixo da neve. “Este sistema funciona apenas se temos gelo embaixo da neve. E este é o caso do Presena. Se houvesse apenas a neve sobre o capim, a terra, ela derreteria de qualquer forma. Queremos proteger o gelo mantendo a neve fria”, contou para a BBC Brasil Giacinto Delpero, também da Carosello-Tonale, em 2010.

Uma das principais ameaças é justamente o verão, que acontece nessa época do ano no o hemisfério norte. Nessa semana, foram registradas temperaturas de 38ºC em Verkhoiansk, na Sibéria, as maiores da história. As mudanças climáticas podem prejudicar o meio-ambiente e acabar com muitas belezas naturais que temos no nosso planeta, além, é claro, de colocar em risco nossa própria existência.

– Com 18 graus, Antártica acaba de registrar temperatura mais alta da história

Veja um vídeo da aplicação dos geotêxteis nas geleiras italianas:

Publicidade

Fotos: Reprodução/Youtube


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
25 fotografias maravilhosas dos pássaros raros e ameaçados de extinção