Saúde

Jovem recebe transplante duplo após ter dois pulmões destruídos pelo coronavírus

por: Redação Hypeness

Após ter tido o pulmão afetado pela covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, e ter corrido risco de morte, uma jovem recebeu um transplante duplo do órgão. O procedimento foi realizado na semana passada e anunciado nesta quinta-feira (11) pelo hospital Northwestern Memorial, parte da rede Northwestern Medicine, em Chicago – este é o primeiro caso do tipo nos Estados Unidos durante a pandemia.

O hospital não divulgou a identidade da paciente, descrita como “uma mulher de origem hispânica na casa dos 20 anos de idade” que teve os pulmões destruídos pela covid-19. Em entrevista coletiva, o médico Ankit Bharat, chefe de cirurgia torácica e diretor cirúrgico do programa de transplantes de pulmões da Northwestern Medicine, afirmou que a paciente era uma jovem saudável quando contraiu a covid-19. 

– Atila Iamarino afirma que coronavírus deve ser encarado como problema de longo prazo

O pulmão afetado pela covid-19, extraído da paciente

Mas, cerca de duas semanas após os sintomas iniciais, sua situação se deteriorou e ela teve de ser internada. “Um transplante de pulmões era sua única chance de sobrevivência”, explicou. Quando os testes comprovaram que o organismo da paciente finalmente estava livre de coronavírus, os pulmões já apresentavam danos irreversíveis, e os médicos decidiram pelo transplante.

– Casa Branca alerta que sem ação Brasil deve ser o país com mais mortos por coronavírus em julho

A jovem passou seis semanas na UTI especializada em covid-19 no hospital, ligada a um respirador e a uma máquina de oxigenação por membrana extracorpórea, chamada de ECMO, que atua como coração e pulmões artificiais, oxigenando e circulando o sangue, em casos em que os órgãos do paciente não são capazes de desempenhar essas funções.

A equipe médica durante o procedimento cirúrgico

Segundo Bharat, apesar das dificuldades técnicas do procedimento nesses pacientes, a cirurgia pode representar uma chance de sobrevivência para outros doentes com covid-19 em estado grave, que tenham danos pulmonares severos.

– OMS coloca América do Sul como epicentro do coronavírus e Trump veta voos do Brasil

Os médicos ressaltam que a paciente ainda tem um longo e difícil caminho pela frente, mas acreditam que ela vai se recuperar completamente. “Sua condição agora é estável e ela está melhorando a cada dia”, afirma Bharat.

Publicidade

Fotos: Divulgação / Northwestern Medicine


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Inteligência artificial detecta câncer de mama antes de radiologistas