Ciência

Lua, Júpiter e Saturno formam conjunção e aparecem ‘próximos’ no céu; veja fotos

por: Yuri Ferreira

No fim de semana algumas pessoas já conseguiram, mas a próxima terça-feira (9) é o momento perfeito para você ver uma incrível conjunção astronômica aqui do Brasil. Durante a noite, a Lua, Júpiter e Saturno vão ficar próximos na nossa perspectiva do céu durante um breve momento. Para ver o fenômeno astronômico, é importante que o céu da sua cidade tenha visibilidade e que você possa olhar na direção leste da abóbada celeste.

É claro que eles não estarão próximos, de fato, no espaço sideral. Mas a nossa visão dos astros, daqui da Terra, vai dar a impressão que o nosso satélite, o planeta dos anéis e o gigante do sistema solar estarão próximos durante a noite dessa terça-feira.

– Eclipse lunar e eclipse solar vão movimentar o céu em junho

Uma conjunção entre Júpiter, Saturno e a Lua vai acontecer nessa terça-feira entre as 22h e 23h. Para quem gosta de ver fenômenos astrológicos, esse é um prato cheio!

A conjunção vai durar pouquinho tempo, mas os horários estão aqui para que você não perca a chance de observar em tempo real o acontecimento. A Lua vai se encontrar primeiro com Júpiter, às 22h53. Depois, é a vez do nosso satélite fazer uma visita à Saturno, às 23h14.

– Fotografia de brasileiro ganha destaque no site da Nasa em dia de eclipse total

O importante é olhar para o leste. Se você não sabe pra onde fica o Leste, é onde o Sol nasce. Se você não se lembra onde o Sol costuma nascer onde você está, use a bússola do seu celular.

É curioso notar que, durante a pandemia, o interesse por fenômenos astronômicos cresceu bastante no Brasil. Comparando maio de 2019 com o mesmo mês nesse ano, o número de buscas por astronomia cresceu 25% no nosso país, segundo o Google Trends. Além disso, a visibilidade dos fenômenos astrológicos pode ter aumentado nas grandes cidades, tendo em vista que o índice de poluição se reduziu em uma escala global.

Talvez, sem a oportunidade de ver os amigos e com o tempo sobrando na quarentena, muita gente tem resolvido tirar umas horinhas para contar estrelas.

Já temos imagens de pessoas que presenciaram esse momento belo no fim de semana:

1. 

2.

3.

4.

5.

Publicidade

Foto: ESO/Y. Beletsky.


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV