Debate

Maria Zilda revela cegueira causada por doença irreversível e comum em idosos

por: Yuri Ferreira

A atriz Maria Zilda Bethlem, no auge de seus 66 anos, está fazendo várias lives no Instagram e divertindo o púlbico saudoso com sua alegria ao comentar fatos da vida e carreira. Além disso, a atriz continua a promover o livro ‘A Caçadora do Amor‘, uma coletânea de memórias de sua trajetória de quase sete décadas. Em uma das transmissões ao vivo, ela falou sobre os impactos da degeneração macular, uma doença irreversível e que provoca a perda progressiva da visão.

A degeneração macular é bastante comum, sobretudo em pessoas que já passaram dos 60 anos, mas não possui causa específica. A consequência do problema é a perda da visão provocada pela obstrução da entrada de luz na retina. Maria Zilda contou que não enxerga mais com o olho direito.

– Kelly Key tem câncer de pele e diz que vai gravar vídeo informativo sobre doença

Maria Zilda perdeu parte da visão por causa da degeneração macular

“Eu tenho um negócio chamado degeneração da mácula. Não tem cura, não tem remédio, não tem cirurgia. Eu tento evitar que os vasos sanguíneos atrás da retina arrebentem e sangrem. Se isso ocorre e eles cicatrizam na frente da retina gera a perda da visão, o que já aconteceu com meu olho direito”, disse a atriz, em conversa com Lucélia Santos.

– Leiliane, a heroína do acidente com Boechat, consegue tratamento para doença rara

“A oxidação dos tecidos e o envelhecimento aumentam o risco progressivo da degeneração macular. Contudo, um estilo de vida saudável, com uma dieta rica em nutrientes, a ausência do consumo de cigarro, o uso de protetores dos raios UVA e UVB, quando houver exposição à luz, e visitas periódicas ao oftalmologista para avaliação e controle da saúde ocular são fundamentais para retardar o processo”, explicou o médico Jorge Rocha, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia ao Metrópoles.

Bom humor

Mesmo com um problema tão sério, Maria Zilda parece não deixar a peteca cair. Entre muitos momentos de descontração estão revelações sobreo trabalho na TV com Raul Gazzolla. “Quando eu beijava, não tinha nada de técnico. Hoje estou recolhida. A gente pegou tanto que cansou. O pior é o dia seguinte. Como não sei fazer mal feito, a pessoa fica em cima depois e me sinto culpada em não dar atenção”, afirmou, em uma transmissão junto do cantor.

– 12 atores e atrizes que são militantes da causa LGBTQI+

Maria Zilda foi uma das primeiras mulheres da mídia brasileira a assumir um casamento homossexual. Em 2008, casou-se com a arquiteta Ana Kalil, de quem se separou em 2017. Ela revelou ao público o casamento em 2011, um tempo em que era ainda mais difícil para que artistas LGBTQI+ revelassem sua orientação sexual.

O papo com Mart’nália foi um dos mais engrçados dessa série de lives feitas por Maria Zilda: 

View this post on Instagram

Muita música!

A post shared by Salve oxossi (@mariazildabethlem) on

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Shopping de SP tenta driblar coronavírus com carros no corredor para a retirada de compras