Inspiração

Mary Kay: a história da mulher que criou um império de liderança feminina e empatia

por: Redação Hypeness

Inovação, compartilhamento e respeito. Essas são apenas algumas das lições que Mary Kay Ash nos deixou. Lá em 1963, a matriarca se aposentou, decidiu escrever um livro e, a partir dele, empreender com 5 mil dólares na venda direta de produtos cosméticos. Ela jamais poderia imaginar o legado que deixaria para tantas mulheres.

A força motriz para a revolução desencadeada por Mary foi um drama que muitas mulheres já acompanharam ou viveram. Ela teve algumas decepções na carreira em um mercado dominado por homens, mesmo com toda sua experiência e potencial. Quando seu filho de 20 anos leu seus escritos, viu que o conteúdo era um ótimo plano de negócios. Daí veio a ideia de montar uma empresa focada nas mulheres.

Mary Kay on People Management” (Mary Kay, sobre Gestão de Pessoas, 1994), recebeu muitos elogios da comunidade empresarial, tornando-se um best-seller. Com ele, Mary inspirou milhões de homens e mulheres em todo o mundo. Agora, a marca lança uma reedição dos manuscritos originais de Mary Kay Ash com todos os detalhes do estilo de liderança de uma mulher que esteve sempre à frente de seu tempo.

Ao começar meu próprio negócio, e determinada a implementar um estilo de liderança que gerasse entusiasmo, prometi a mim mesma que minha empresa nunca repetiria os erros que testemunhei. As pessoas seriam tratadas de maneira justa; eu sempre pensaria: ‘Se eu fosse essa pessoa, como gostaria de ser tratada?’. Até hoje, quando estou procurando uma solução, eu me faço essa pergunta.

O livro traz a filosofia única de liderar e inspirar pessoas. As lições vão desde a aplicação da “Regra de Ouro” em todos os aspectos da liderança e gerenciamento, até as formas de incentivar e motivar as equipes.

Mary Kay administrava sua empresa de maneira diferente em comparação com a maioria dos negócios daquela época. Ela acreditava em recompensar suas Consultoras de Beleza Independentes com incentivos e bônus, em vez de cansá-las com recomendações de vendas inatingíveis. Assim, criou maneiras inovadoras de vender mais produtos, como as Sessões de Beleza, encontros onde os itens de sua empresa ficam à mostra e podem ser testados.

Em 1967, a empresária encomendou seu primeiro Cadillac rosa de uma concessionária de Dallas e pediu para pintá-lo para combinar com a paleta de maquiagem Mary Kay rosa pálido que ela carregava na bolsa. O carro rosa foi um sucesso tão grande que, em 1969, ela recompensou suas cinco principais consultoras de beleza independente com um Cadillac cor de rosa. Na sequência, lançou o Mary Kay Career Car Program.

Desde o início do Programa de Carreira Independenteda Mary Kay nos Estados Unidos, mais de 165 mil consultoras de beleza independentes se qualificaram para o uso de um carro da Mary Kay, com quase 24 mil recebendo o cobiçado Cadillac rosa Mary Kay. Hoje, existem mais desses carros circulando pelos mundo.

Mary Kay é hoje uma das mais importantes marcas do setor da beleza, não somente por sua presença e reconhecimento ao redor do mundo, mas também pelos valores que a orientam desde o início, baseados no empoderamento feminino e, claro, no cuidado com o próximo.

Os princípios de liderança feminina desta empreendedora visionária nunca estiveram tão atuais. Quando falamos em valores humanos e empatia no mundo dos negócios, Mary Kay tem as palavras certas, que as guiaram desde pequena: você pode! Aprender com as que vieram antes de nós e olhar por todas. Assim se lidera como uma mulher.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Apaixonada por números, menina de 12 anos faz sucesso no YouTube ensinando matemática