Diversidade

Mergulhadores vasculham naufrágios de escravos para descobrir antepassados

Redação Hypeness - 08/06/2020 | Atualizada em - 05/10/2021

Slave Wrecks Project (SWP) é uma rede internacional de pesquisadores e instituições ligada ao National Museum of African American History & Culture. Seu objetivo? Encontrar naufrágios de navios negreiros que permitam traçar a história de pessoas que foram retiradas da África para serem escravizadas nas Américas. Com isso, o grupo busca resgatar suas origens e honrar seus antepassados.

Os resgates tiveram início com o mergulhador Albert José Jones, que já realizou mais de 6 mil mergulhos. Mesmo assim, ele ainda lembra da sensação ao se deparar com o primeiro naufrágio: “você realmente sente que está visitando as almas de seus ancestrais“, comenta em um vídeo feito para o National Geographic (veja no final da página).

– Terreno com ossadas de escravizados na Liberdade é 1ª cemitério de SP. Local será memorial

Atualmente, o grupo usa pesquisas históricas e arqueologia marinha para que o projeto alcance um número ainda maior de pessoas.

São oferecidos treinamentos técnicos e apoio à proteção do patrimônio, em parceria com outras iniciativas globais, como The George Washington University, Iziko Museums of South Africa, U.S. National Park Service e Diving With a Purpose.

Após encontrar um navio, o mesmo é documentado e a equipe passa a buscar pelos relatos que se conectam às vidas que foram perdidas no mar.

O projeto visa humanizar a história do tráfico de escravos mundial para aumentar a conscientização sobre os impactos que este período têm até hoje em nossa sociedade, marcada pelo racismo.

– ‘Black Lives Matter’: as três mulheres negras por trás do movimento contra o racismo

“Ao recuperar as experiências e destacar a humanidade daqueles que foram escravizados a bordo dos navios que exerciam o comércio mais horrível e extenso de pessoas na história do mundo, o SWP busca tranzer a imensidão dessa história à escala humana, viagem por viagem”, destaca o site oficial da iniciativa.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.