Ciência

Mosaico romano totalmente preservado é descoberto em vinícola italiana

por: Gabriela Glette

Centro político e religioso do Império Romano, a Itália é um dos países ocidentais que carrega mais história. É só cavar um pouquinho para descobrir algum monumento romano ou ainda mais antigo. Foi exatamente isto que aconteceu em Verona, a cidade de Romeu e Julieta, quando um grupo de arqueólogos descobriu um incrível mosaico romano antigo totalmente preservado durante escavações em uma vinícola privada.

mosaico romano itália 1

Segundo especialistas, o mosaico é do século I a.C e, de acordo com fontes locais, a região era conhecida por abrigar inúmeros artefatos romanos desde o século 19. Este, inclusive, não foi o primeiro mosaico encontrado em Verona. O museu da cidade abriga uma verdadeira coleção, de escavações encontradas desde a década de 1960.

mosaico romano itália 2

O chão de mosaico foi encontrado em um Domus, casa ocupada pela classe alta de Roma antiga. Encontrado subitamente, os arqueólogos estavam buscando artefatos e tesouros antigos que ajudassem a contar a história daquela região. E como todo cuidado é pouco, para não deteriorar o mosaico milenar, os trabalhos de escavação são demorados e não têm pressa de acabar.

mosaico romano itália 3

Todas as seções encontradas até agora estão intactas, mas o objetivo é escavar o chão inteiro. Ao mesmo tempo, autoridades da cidade estão tentando, junto dos proprietários, disponibilizar o local ao público e transformá-lo em museu.

mosaico romano itália 4

Verona fica localizada na região de Veneto, ao norte da Itália e foi uma das cidades mais importantes durante a Roma antiga, devido à localização estratégica. Diversos monumentos históricos já foram encontrados, como o anfiteatro, utilizado até hoje para concertos e apresentações de ópera.

Publicidade

Fotos: Facebook


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
China diz que nova cepa do vírus da gripe suína reúne características para criar pandemia