Arte

Muito além dos estereótipos: obras de arte que retratam negros ao longo dos séculos

por: Redação Hypeness


A arte não começou a retratar pessoas negras hoje. Durante séculos, pinturas traçavam homens e mulheres negros como eles realmente são, sem se limitar aos estereótipos. Agora, um perfil no Instagram busca resgatar essas histórias.

O Centuries of Black People in Art publicou sua primeira imagem no dia 28 de maio deste ano, dias após o assassinato de George Floyd, um homem negro, por um policial branco nos Estados Unidos. A brutalidade do caso desencadeou uma onda de protestos contra o racismo em todo o mundo.


Desde a criação do perfil, um total de 90 fotografias já foram publicadas. Elas mostram que a arte nunca deixou de representar pessoas negras, mesmo que essas pinturas não tenham recebido a mesma atenção do que aquelas que mostravam brancos.


Entre as imagens, há retratos de personagens negros que já ocupavam posições mais altas na escala social, como o deputado haitiano J. B. Belley, pintado por Anne-Louis Girodet de Roussy-Trioson por volta de 1797 (imagem abaixo).


A seleção de imagens retrata pessoas de diversas origens e quebra com estereótipos, fazendo um verdadeiro resgate histórico da representação dos povos africanos na arte.

Em uma das criações, vemos uma mulher negra como pintora, traçando um retrato da Rainha Maria Anna de Austria, o que lembra que as pessoas negras não estavam apenas na mira dos pincéis, mas também criavam suas próprias obras de arte. A legenda da foto indica que o quadro trata-se da criação de um artista brasileiro desconhecido, pintado no início do século 18.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by @centuriesofblackpeopleinart on

Veja mais fotos




 

View this post on Instagram

 

A post shared by @centuriesofblackpeopleinart on




 

View this post on Instagram

 

A post shared by @centuriesofblackpeopleinart on




 

View this post on Instagram

 

A post shared by @centuriesofblackpeopleinart on




Publicidade

Imagem em destaque: 'Portrait of an African', pintura de George Harrison, 1861.


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Kendrick Lamar leu e amou o livro ‘O Sol Na Cabeça’, do brasileiro Geovani Martins