Ciência

NASA libera time-lapse primoroso de 10 anos de observação do Sol

por: Yuri Ferreira

O Observatório da Dinâmica Solar (SDO) da NASA, agência espacial dos Estados Unidos, liberou um time-lapse com imagens de dez anos do Sol. O vídeo de uma das maiores instituições da ciência mundial é um pequeno presente dos cientistas aos amantes da astronomia. A compilação é também uma maneira de celebrar os 10 anos do SDO em órbita, já que a sonda não-tripulada foi enviada ao espaço em 2010.

– NASA diz que homem voltará a pisar na Lua em menos de 5 anos

O vídeo com mais de uma hora compila algumas das mais de 425 milhões de imagens em alta resolução do Sol, que produziram mais de 20 milhões de gigabytes para os HDs da NASA.

Imagens incríveis mostram explosões solares e passagens planetárias

A sonda captura cerca de 75 imagens do sol por minuto. Somente a AIA, que captura a atmosfera solar, tira uma ‘foto‘ a cada 12 segundos em 12 espectros diferentes de luz. Esse time-lapse que a gente está vendo faz uma compilação de apenas uma frequência de onda, capaz de observar a ‘coroa’ do sol. Com a duração de praticamente um filme inteiro, uma hora e um minuto, o vídeo mostra a atividade do ciclo solar e vários eventos notáveis, como eclipses, planetas e erupções solares.

– Por que a NASA instalou uma base na Cidade Proibida das Estrelas na Rússia

Essa observação, é claro, não serviu somente para fazer esse belo espetáculo, mas também para captar importantes informações sobre o ciclo solar, sua alteração de temperatura, a emissão de neutrinos e as explosões solares.

A sonda ainda vai completar o período de um ciclo solar inteiro (que dura 11 anos), podendo mostrar aos cientistas cada detalhe do nosso astro-rei durante esse período, ajudando na compreensão de fenômenos no sistema solar e seus impactos em nosso planeta.

– Nasa encontra universo paralelo criado pelo Big Bang onde tempo passa ao contrário

Uma versão de 1 minuto foi disponibilizada através do Twitter da agência espacial estadunidense:

Mas a transmissão completa está aqui no Youtube:

Publicidade

Fotos: © SDO/NASA


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cachorros podem reconhecer pessoas ‘não confiáveis’, confirma estudo