Inspiração

‘Notícia boa dá audiência sim!’, diz fundador do Razões para Acreditar

Rafael Oliver - 22/06/2020

Essa semana no “Inspira e Respira”, podcast do Hypeness, nossos integrantes receberam um convidado muito especial – e vocês tem diversas razões para acreditar nisso. Vicente de Carvalho é formado em Publicidade e especialista em Design Estratégico pelo IED de Milão. Em 2012 tomou uma decisão que mudaria a trajetória de sua carreira: fundou o Razões para Acreditar, um dos maiores sites de conteúdo positivo do país, onde o propósito é fortalecer o otimismo das pessoas. O maranhense, criado em Rondônia, que vive em São Paulo desde 2008, se considera otimista por natureza. Sempre vê o lado bom das coisas. E com essa energia positiva,  o sétimo episódio do “Inspira e Respira” conta tudo sobre o início do site, a trajetória do Vicente e as histórias mais marcantes de seu trabalho. 

O início 

Vicente contou como tudo começou e como foi o processo de criação do site, em uma época que notícias boas e inspiradoras ainda não eram destaques nos portais de comunicação. Ele explica que a ideia surgiu sem grandes expectativas de virar um negócio: “Surgiu de uma forma inusitada, não tinha pretensão de virar nada. Comecei a colocar histórias que eu gostaria de ler… Foi uma necessidade de ler coisas boas, porque realmente eu não via isso nos grandes veículos. Então, o “Razões Para Acreditar” começou com esse intuito, com histórias minhas de amigos e até mesmo algumas do Hypeness, contou Vicente, que inclusive integrou o time de colunista do Hypeness antes de iniciar seu próprio site. “O Razões começou com um objetivo: dá luz às pequenas histórias e mostrar que as boas ações estão no dia a dia mesmo, mas que não são enaltecidas por uma questão cultural do nosso país, as pessoas acham que é feio fazer uma coisa boa e postar. A gente tem crescido absurdamente nos últimos anos, só falando de coisas boa”, concluiu. 

Critério das matérias

Falamos também sobre os critérios do Razões para publicação de matérias: “Gentileza, amor, cidadania… O que não pode ter é política, é um grande critério nosso… Porque política vai dar briga e é tudo que a gente não quer no ambiente do Razões! Obviamente que a gente cita política quando algum político faz algum projeto social… Mas sem tomar partido, pois não faz muito sentido pra gente”, explicou. 

A história do cobrador de ônibus Edmilson Antonio Silva, de 44 anos, morador de Petrópolis (RJ) ganhou as redes sociais no mesmo dia do aniversário da cidade.

O que bomba no site

Sobre as maiores audiências do site, Vicente revelou: “Temas que envolvam injustiça. Quando uma pessoas é injustiçada e outras pessoas se mobilizam para ajudar. Esse tipo de publicação com gatilhos de injustiça, indignação, são muito fortes. Teve uma história de um cobrador de ônibus que falava 10 idiomas. Nós demos essa notícia. Meses depois, ele foi contratado por um empresa de diplomacia, que era seu sonho. Então publicamos o desfecho dessa história… Aí, foi muito mais estouro do que a primeira. Sempre tomamos esse cuidado de observar as matérias que a gente publica, pois o desfecho é muito importante, as pessoas se engajam muito mais quando o resultado é positivo”. 

A maior recompensa

Sobre a maior recompensa de seu trabalho, disse ser o impacto que causa no público: “Quando as pessoas mandam mensagens, dizendo que foram inspiradas por nossos histórias. Depoimentos de pessoas que passam por diversos tipos de problemas, muitas delas depressivas, que dizem que o site dá força à elas… Então, receber esse reconhecimento, seja de famosos ou anônimos, é muito bom”. 

Respiro da Semana

No último bloco do programa, os participantes contaram como deixaram sua semana mais leve e aproveitaram para fazer  indicações. 

Juliana Estradioto

Projeto Meninas Cientistas: criado para promover e divulgar jovens meninas cuja trajetória científica é inspiradora. Uma iniciativa para mostrar que as meninas podem ser bem-sucedidas nas profissões que elas quiserem. 

Oliver

Série “Arcanjo Renegado”, que conta a história de um sargento incorruptível, comandante de uma equipe do BOPE, que se envolve em uma operação que terminou em chacina. Criada por José Junior, é uma produção da AfroReggae Audiovisual em parceria com o canal Multishow. Disponível no GloboPlay. 

Rafael Rosa

Livro de Andrea Iorio: “6 competências para surfar na transformação digital”. Cada vez mais computadores assumem novas funções que realizam muito melhor do que a gente. O que nos resta fazer? Seremos todos substituídos por máquinas? Neste livro, você aprenderá as competências básicas para se virar no mundo corporativo digital. 

O Inspira e Respira é o programa que inaugura a série de Podcasts do Hypeness e tem como fio condutor temas e abordagens ligadas à inspiração. O programa conta com uma bancada formada por colaboradores e parceiros do Hypeness que entrevistam um novo convidado à cada programa, abordando diversos temas e puxando a conversa para pautas ligadas à inovação, criatividade e inspiração. Clique aqui para ouvir o programa completo.

 

Publicidade


Rafael Oliver
Publicitário de formação, com passagens por grandes agências, também atua por vocação na área da comédia. É redator, roteirista e humorista . Encontrou em San Diego, na Califórnia, seu segundo lar. Está sempre por lá. Vive uma busca incessante por novas experiências. E está longe de parar.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Dia dos Pais: livros que se seu pai ainda não leu precisa ler