Design

Novo normal: designer sugere solução para jantar fora de casa pós-pandemia

por: Vitor Paiva

Nunca a pergunta do clássico samba-enredo de 1978 da União da Ilha composto por João Sérgio fez tanto sentido, e de forma tão literal, como em tempos de pandemia: como será o amanha? Responda quem puder. E cada um, em cada área afetada pelo novo coronavírus, vem tentando responder, e foi isso que fez o designer francês Christophe Gernigon – ao menos no que diz respeito ao futuro dos nossos… jantares fora de casa. Como faremos, no futuro próximo, para ir a um restaurante com segurança? Gernignon colocou sua imaginação para funcionar a fim de oferecer uma sugestão para tal dilema.

A engenhosa solução do designer francês consiste em um grande cilindro plástico, posicionado por sobre a cabeça e os ombros dos clientes, feito uma gigante – e transparente – cúpula de abajur ou um véu nos protegendo, e protegendo eventuais companheiros de mesa.

A menção aos abajures não é por acaso: a estrutura desenhada por Gernigon parece de fato como grandes luminárias por sobre cada cadeira, mas que, ao invés de nos iluminar, nos isola dos outros seres humanos enquanto comemos e bebemos – nos isolando, assim, também do risco de contágio da Covid-19.

Batizado de Plex’Eat, a solução criada por Gernigon não é a primeira do tipo, mas é definitivamente a mais bonita – e essa foi mesmo sua busca durante a concepção. “Eu quis fazer do produto mais glamurozo, mais bonito”, afirmou o designer. “As pessoas vão gostar? Eu não sei, mas eu quero acreditar que isso poderá trazer algo novo por achar uma novidade divertida”, concluiu.

O designer Christophe Gernigon “dentro” de sua criação

 

Reportagens francesas sugerem que alguns restaurantes em Paris já começaram a conversar com Gernigon a fim de utilizar o Plex’Eat, conforme a França, tendo superado o pico dos contágios pelo novo coronavírus, começa a ensaiar parcialmente sua reabertura. O que de fato irá acontecer? Isso nem mesmo o samba é capaz de responder.

Experiência com o Plex’Eat no restaurante H.A.N.D., em Paris © Aurelien Morissard/Xinhua

Publicidade

© fotos: Christophe Gernigon/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Para driblar a quarentena, família encomenda pub no jardim de casa e resultado impressiona