Ciência

O que são os Acordos de Artemis e sua importância para um futuro pacífico na exploração espacial

por: Redação Hypeness

Parte do Programa Artemis, os Acordos de Artemis deverão permitir que a NASA trabalhe em conjunto com agências espaciais de outras nações ao enviar sua próxima missão à Lua, em 2024.

Em um tweet publicado no dia 15 de maio, o administrador da NASA Jim Bridenstine comentou: “É um novo amanhecer para a exploração espacial! Hoje, tenho a honra de anunciar os Acordos de Artemis – estabelecendo uma visão compartilhada e um conjunto de princípios para todos os parceiros internacionais que se juntam ao retorno da humanidade à Lua. Nós vamos, juntos”.

Agências espaciais que se unirem à NASA deverão se comprometer através de um acordo bilateral a criar um ambiente seguro e transparente, fundamentado no Tratado do Espaço Sideral de 1967. O objetivo é facilitar a exploração, e atividades científicas e comerciais em solo lunar “para toda a humanidade desfrutar”, diz o site dedicado à iniciativa.

De acordo com a CNN, o acordo já foi assinado por agências espaciais do Canadá, Europa, Rússia e Japão. Um dos objetivos do tratado (e pode-se dizer que o principal deles) é evitar que alguma nação declare o Espaço Sideral como sua propriedade.

Ilustração realista mostra Artemis em órbita ao redor da Lua

Ilustração mostra Artemis em órbita ao redor da Lua

Entre as propostas do acordo estão promover relações pacíficas entre as nações participantes, a transparência, assistências emergenciais a astronautas, divulgação de dados científicos, proteção do patrimônio lunar, exploração de recursos espaciais, entre outros pontos. O texto completo do documento pode ser acessado através deste link (em inglês).

Programa Artemis da NASA

O Programa Artemis da NASA espera levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua até 2024. Veja o que já escrevemos sobre o tema:

– NASA diz que homem voltará a pisar na Lua em menos de 5 anos

– NASA abre processo seletivo para astronautas; entenda como participar

– NASA anuncia 1ª missão espacial 100% feminina

– Tudo sobre a próxima viagem do homem à Lua organizada pela NASA

– Nasa confirma que primeira mulher será enviada à lua em 2024

Publicidade

Fotos: NASA


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
NASA mostra o que acontece se um astronauta deixa cair algo no espaço