Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de casos de feminicídio teve um aumento de 22% durante a pandemia do novo coronavírus. O confinamento se torna cativeiro e milhares de mulheres têm sofrido nas mãos de seus companheiros.
Casos de feminicídio tem aumentado durante a quarentena
Os dados do FBSP corroboram os os números da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro , em que as denúncias de violência contra a mulher subiram 50% com confinamento por coronavírus. Além disso, acredita-se que a dificuldade do isolamento social dificulta a denúncia das vítimas, causando uma subnotificação da violência contra a mulher ao redor de todo o país.
“Durante a crise sanitária, muitas mulheres estão confinadas com o agressor, com dificuldade em pedir ajuda pelo celular, sem poder sair de casa e, além disso, muitas vezes em condições precárias e desempregadas. Outras tiveram sua renda diminuída por conta dos reflexos no mercado de trabalho e estão mais vulneráveis do que antes”, afirmou a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, ao UOL.
Uma prograpaganda incrível do Instituto Maria da Penha alertou para o perigo da violência de gênero em tempos de pandemia. A açõ batizada de ‘Call‘ busca mostrar o drama das mulheres confinadas durante o isolamento social:
“Se por um lado nos afastamos voluntariamente do convívio social, por outro nos expomos a um excesso de convívio familiar. Que em alguns, despertou o sentimento de confinamento, de exclusão, exacerbando a agressividade, que antes era liberada, de forma criativa nas relações e programas sociais”, explicou.
– Mapa do acolhimento: ação coletiva responde a aumento de violência doméstica na quarentena
Como resposta à violência de gênero, abusos sexuais e psicológicos, outras mulheres construíram uma rede de proteção e uma maneira de expor suas experiências nas redes sociais. A hashtag #Exposed tomou o Twitter, especialmente associada à regiões pequenas, como bairros e pequenas cidades, tentando denunciar o comportamento inadequado e muitas vezes criminoso de diversos homens ao redor do país.
O movimento retoma o caminho da #MeuAmigoSecreto que havia tomado as redes sociais em 2014 e procurava denunciar anonimamente o comportamento abusivo de homens. Dessa vez, as manifestações ganham um novo fator: a revelação do nome do assediador.
Confira alguns tweets sobre o assunto:
O #exposed não é um ataque aos homens e sim uma triste realidade que há muito tempo foi normatizada! Se você, tendo sido exposed ou não, se sentiu ofendido com algo que foi falado, isso mostra que a carapuça serviu! Então, reveja seus princípios, reflita e aja diferente!
— Maria Eduarda Feu Rosa (@dudafeurosa) May 26, 2020
Varias meninas se uniram com a hashtag #exposed para expor relatos de abusos sexuais, assédios, estupros, etc.
Tomamos a iniciativa de criar esse perfil para isso. Caso tenha algum relato e quiser desabafar, fique à vontade! (estamos em anônimo)
Não se calem, estamos juntas ?— exposedsuzano (@exposedsuzano1) May 30, 2020
Meninas, tomem cuidado! Não divulgar informações pessoais (foto e nome) do agressor não é passar pano. É se proteger de consequências jurídicas graves. É muito importante falar o que aconteceu e denunciar, mas isso precisa ser feito de forma correta e segura. #exposed #ExposedBh
— Caroline Carvalhais (@carvalhaisadv) May 31, 2020
Publicidade
Uma criança de seis anos de idade foi picada por uma cobra-coral verdadeira na cidade de Nova Trento, na Grande...
Em entrevista ao jornal Extra, a mãe de Eliza Samudio, jovem que foi assassinada pelo goleiro Bruno em 2010 por uma...
Estudantes de baixa renda da Universidade de Brasília (UnB) denunciam que estão recebendo alimentação de baixa...
Os smartphones transformaram as relações humanas. Apesar dos avanços, celulares inteligentes geram uma preocupação...
Estelle é uma jovem inglesa de 19 anos, que tomou um susto enorme depois de usar um tonalizante para os cabelos. De...
A localização da carcaça de cinco tubarões brancos encontradas em uma praia em Gansbaai, na África do Sul, deixou...
Já pensou em comprar uma terra protegida pelo Governo Federal no espaço de vendas das suas redes sociais? E depois...
No maravilhoso mundo da internet, vez ou outra surgem polêmicas malucas como aquela da cor do vestido (branco e...
O comportamento da rapper curitibana Karol Conká no Big Brother Brasil 21 parecia que iria condenar a carreira e a...