Por que a NASA instalou uma base na Cidade Proibida das Estrelas na Rússia

por: Gabriela Glette

O mundo viveu momentos tensos durante a Guerra Fria, quando os Estados Unidos e a União Soviética disputavam a hegemonia do mundo. No entanto, em meio à tamanha tensão geopolítica, nasceu uma “amizade” inesperada entre membros da NASA – agência espacial americana e a Rússia. Escondida em uma floresta próxima de Moscou, estava o que conhecemos como a ‘Cidade das Estrelas’, uma cidade secreta construída para exploradores espaciais e seus parentes. O mais intrigante, porém, é que a NASA instalou uma loja em pleno território russo.

cidade das estrelas 1

Foto: Stephanie Stoll / Flickr

Verdadeira meca para a comunidade internacional de estudiosos e aventureiros galácticos, ela foi fundada em 1960 e, teoricamente, era apenas para funcionários da agência espacial federal russa e suas famílias. Segundo fontes, no período da Guerra Fria ela era uma cidade secreta com guardas militares nos postos de controle e cerca de 6000 habitantes.

cidade das estrelas 2

Foto: ©GCTC

13 anos depois do surgimento da Cidade das Estrelas, soviéticos e americanos resolveram dar uma trégua e começaram a trabalhar juntos no primeiro grande experimento científico conjunto na história da humanidade, em missão apelidada de Apollo-Soyuz. Logo depois da Guerra do Vietnã, na esperança de conter a agressividade da corrida espacial, a NASA foi chamada para montar uma base na cidade proibida.

cidade das estrelas 3

cidade das estrelas 4

Foto: David Stall / Flickr

Foto: ©PDXdj / Flickr

Foto: Samantha Cristoforetti / Flickr

Créditos nas fotos

Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Emergência climática fez Vênus ir de clima parecido com o da Terra para 450º C de temperatura