Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O grupo de esquetes humorísticas Porta dos Fundos publicou, nesta segunda-feira (8), o vídeo ‘Nota de Repúdio’, uma crítica forte, genial e necessária sobre o racismo e o papel dos brancos na luta antirracista. O plot é relativamente simples: as protagonistas Nathália Cruz e Noemia Oliveira, duas mulheres negras, têm uma tremenda dificuldade em serem ouvidas, por mais apelativa que sua mensagem fosse. Chamam dois homens brancos (Fábio Porchat e João Vicente de Castro) para que suas vozes sejam, finalmente, ouvidas.
– Miguel e João Pedro: a morte pelo racismo que você, branco, finge não ver
O Porta dos Fundos, um dos maiores canais do Youtube Brasileiro, fez um vídeo bem sério para criticar a branquitude, homenageando vítimas do racismo estrutural no país
Nesse momento, Porchat e Castro começam a falar sobre como ‘todas as vidas importam’ e como ‘só as vidas pretas importam pra vocês?’, simulando comentários que milhares de pessoas reproduzem nas redes sociais, reduzindo a importância da violência estatal contra os negros no nosso país e no mundo.
Além disso, os atores brancos citam que ‘Malcom X’ e ’12 Anos de Escravidão’ são ótimos filmes, mas não levam em consideração o que as mulheres negras tem a dizer, ironizando os próprios brancos que se dizem contra o racismo mas se mantém calados frente à opressão ou silenciam minorias.
Porta dos Fundos viraliza com vídeo genial sobre racismo
A esquete termina e, após a vinheta clássica do grupo de humor, os atores do Porta dos Fundos relembram diversas vítimas do racismo no Brasil. Ágatha Felix, menina de 8 anos assassinada pela PM no Rio de Janeiro, Marielle Franco, vereadora morta por motivos políticos também no Rio de Janeiro, Evaldo dos Santos, que teve seu carro alvejado por militares do Exército, e casos mais recentes, como João Pedro, jovem de 14 anos assassinado, dentro de casa, em operação da PF no Complexo do Salgueiro e Miguel, que supostamente morreu por negligência de Sarí Costa Real.
Essa é pra quem é preconceituoso e acha que homem branco não pode fazer nota de repúdio. #vidasnegrasimportam #blacklivesmatter
VÍDEO NOVO | NOTA DE REPÚDIO: https://t.co/VSbiggmavu pic.twitter.com/CERtNWcgcC
— Porta dos Fundos (@portadosfundos) June 8, 2020
Nesses momentos, vale relembrar a frase do comediante britânico Peter Ustinov: ‘A comédia é só um jeito engraçado de falar sobre o que é sério’. Talvez, nesse vídeo do Porta dos Fundos, você não esboce nenhuma risada. Mas isso não faz dele menos importante, pelo contrário, é uma das produções mais relevantes do período recente sobre o racismo no Brasil:
Publicidade
A provável ocupação de uma cadeira na Câmara de Vereadores de São Paulo por Thammy Miranda é algo antagônico em...
Paola Carosella foi atacada com comentários xenófobos no Twitter depois de criticar novas liberações de...
Parece que as coisas não andam bem para Henrique Fogaça. O chef de cozinha do ‘MasterChef’ passou mais algumas...
Uma cadelinha foi resgatada por veterinários do Canil Municipal de Guarujá, no litoral de São Paulo, com um...
O racismo é de tal forma estrutural no Brasil que pode ser medido em qualquer contexto ou prática social –...
Um estudo realizado pelo American Gap Association detectou que pessoas que tiram um ano sabático entre a escola e a...
Todos os dias as escolas são cenário de muitas histórias de amor que começam a surgir durante a adolescência....
Você acorda e encontra no feed de notícias, por acaso, a foto de dois atletas abraçados de maneira super fofa....
A modelo Sasha Meneghel quer se livrar do estereótipo de "filha da Xuxa". Com mais de 7 milhões de seguidores em seu...