Sustentabilidade

Privilegiados estão comendo melhor e desperdiçando menos comida durante pandemia, diz pesquisa

Gabriela Glette - 08/06/2020

Estamos vivendo a maior pandemia do século e em momentos como este, antigas práticas que estavam enraizadas em nossas vidas costumam ser vistas como nocivas. O coronavírus, entre outras inúmeras coisas, escancarou a necessidade de reconexão com o alimento. De acordo com uma pesquisa realizada com mais de 11 mil pessoas em 11 países, os privilegiados estão se alimentando melhor e mais atentos ao desperdício de alimentos.

pandemia hábitos saudáveis 1

O estudo recebeu o nome de Corona Cooking Survey e foi encabeçado pela Universidade de Antuérpia. Segundo ele, desde os bloqueios iniciais da pandemia as pessoas passaram a comer mais frutas e vegetais e a comprar menos alimentos pré-preparados e processados. Para Charlotte De Backerpresidente do FOOMS, a explicação pode estar no estresse. “O consumo de produtos salgados, gordurosos e doces geralmente aumenta quando as pessoas estão sob estresse, mas durante a pandemia, esse desejo aumentado foi cumprido em muitos países com iguarias caseiras”.

pandemia hábitos saudáveis 2

Passando mais tempo em casa, as pessoas estão aprendendo a cozinhar, testando novas receitas, fabricando seu próprio pão e incorporando o hábito ancestral de cozinhar seu próprio alimento em suas vidas. Estava na hora, não é mesmo?

pandemia hábitos saudáveis 3

A boa notícia, segundo De Backer, é que alguns desses hábitos alimentares provavelmente sobreviverão à pandemia, já que em muitos países os bloqueios duraram mais do que as seis semanas necessárias para formar um novo hábito. As pessoas que participaram da pesquisa na Bélgica, relataram que reduziram o estresse e a frustração com a culinária, além de se sentirem mais ousadas e criativas na cozinha.

pandemia hábitos saudáveis 4

Segundo estimativas, cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados, enquanto a fome atinge mais de 800 milhões de pessoas. No entanto, outro efeito da pandemia é que as pessoas estão desperdiçando menos comida, comendo mais sobras e planejando refeições com antecedência. Ainda não sabemos quando, mas a pandemia irá acabar. A pergunta que fica é: as pessoas irão manter estes hábitos, mais saudáveis para nós e para o planeta?

pandemia hábitos saudáveis 5

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.