Design

Projeto de parque para tempos de pandemia é criativo, porém muito distópico

por: Gabriela Glette

Em tempos de pandemia do coronavírus e regras herméticas de distanciamento social, até um parque pode ser sinônimo de apreensão. Foi pensando em oferecer um ambiente mais seguro às pessoas, que o estúdio de arquitetura austríaco Precht criou um projeto curioso de parque que integraria as regras de distanciamento social no atual contexto de crise da saúde. No entanto, apesar de criativo ele é tão distópico, que chega a ser assustador.

parque labirinto viena 1

“O parque à distância” é a resposta do estúdio a uma chamada para projetos para ocupar um espaço vago na cidade de Viena. Em formato de labirinto, os caminhos deste parque são de fato paralelos e nunca se encontram, o que certamente evita o contágio, mas também todo e qualquer contato com os desconhecidos, já que é um conceito totalmente individualista de área externa.

parque labirinto viena 2

Apesar do design incomum, é preciso reconhecer a excelência deste projeto, que mesmo que não seja colocado em prática, é extremamente bem feito. Quando visto de cima, o parque aparenta uma impressão digital, com um padrão ondulado e caminhos que se voltam para um centro e, em seguida, fazem com que os visitantes continuem se movendo para fora em um loop reverso.

parque labirinto viena 3

Um percurso individual possui cerca de 600 metros e um tempo estimado de caminhada de 20min. Definitivamente, não é um parque para se estirar na grama e fazer um piquenique, mas ele responde à situação atual e, sobretudo à necessidade de solidão e calma em meio ao tumulto e ao estresse das grandes cidades.

Publicidade

Fotos: Precht


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Para driblar a quarentena, família encomenda pub no jardim de casa e resultado impressiona